Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PAIVAJORNALISTA

Esse blog tem uma finalidade muito importante, isto é, levar aos conhecimentos dos leitores e amigos os mais diversos assuntos relacionados com o nosso dia a dia. Crônicas, Artigos, Poemas, Poesias, Atualidades, Política entre outros.



Domingo, 26.06.11

VULNERABILIDADE


VULNERABILIDADE

“Se caminhares até o fim do mundo, encontrarás traços de Deus. Se fores ao profundo de ti mesmo encontrarás o próprio Senhor”. (Madeleine Delbrêl).

A atividade reverente se traduz em sentimentos ternos e na disposição de aprofundamento dos relacionamentos com os hominais e todos os seres da natureza. Estamos vulneráveis em todos os aspectos no momento atual em que vivemos. O referencial de uma vida digna está se esvaindo com o passar do tempo. Um tsunami, um terremoto, um furacão, uma erupção vulcânica, a delicadeza de uma rosa, o perfume de uma flor, assim como o desconhecido processo de crescimento de um feto no útero materno inspiram a grande reverência pela vida. Nós estamos dizimando o valor da vida.

Estamos desprezando o maior presente dado por Deus a nós humanos. O viés dessa destruição está inserido na falta de ética, na violência, na corrupção, no uso e tráfico de drogas, no consumo exagerado de álcool, na prostituição de todos os matizes, na ambição e no egoísmo do homem. A mente infinita pode fazer todas as coisas necessárias em nossa consciência, principalmente quando a usamos para a prática do bem. Nossa alma em muitas ocasiões nos coloca em situações diversas, e para isso, devemos exercitar uma devoção reverente para que a nossa conscientização seja vasta interconexão existente em todos os seres.

O amor palavra de derivação latina amore representa o sentimento que predispõe alguém a desejar o bem do outrem, ou de alguma coisa. Sentimento de dedicação absoluta de um ser a outro ou a uma coisa; devoção extrema. Sentimento de afeto ditado por laços de família. Sentimento terno ou ardente de uma pessoa por outra, e que engloba também a atração física. Atração física e natural entre animais de sexos opostos, amor passageiro e sem consequência; capricho, aventura amorosa; amores, adoração, veneração, culto: amor a Deus. Afeição, amizade, carinho, simpatia, ternura. Inclinação ou apego profundo a algum valor ou a alguma coisa que proporcione prazer; entusiasmo, paixão.

Muito cuidado; zelo, carinho, e o objeto do amor. Se o ser humano usasse mais a inteligência e deixasse o instituto de lado, o mal se ausentaria de seu coração e seríamos mais felizes com certeza. O poeta dentro de nós salta e se expressa com estupenda alegria quanto observamos a grandeza da vida e sintetizando em linguagem clara e precisa e concisa, logicamente simples o que nos vem do coração.

As grandes atitudes humanas denotam a sua personalidade e sua interação com a sociedade. O mal praticado contra os nossos irmãos mostram a vulnerabilidade de nossos procedimentos e fraqueza de coração. O nossa coração, a nova vida sofrerá uma transformação profunda se agirmos com o coração, aliado a inteligência, pois não entendemos porque o homem deixa de praticar o bem e se inserir no mal. A cultura e a educação são básicos para as boas atitudes em nossas vidas. “Mude de perspectiva com relação a uma velha forma de encarar a vida”. Inove e renome; faço algo que deixe você com um olhar e espírito renovados. Os acontecimentos diários nos entristecem e nos preocupa, pois não vislumbramos melhoras. Fortaleza pode se a primeira cidade do País com programa fiscal. Continuando série de reportagens sobre educação fiscal, o Diário mostra pioneirismo da Capital do Ceará. Proposta visa promover uma relação participativa e mostrar função socioeconômica dos tributos.

Objetivo é agregar discussão sobre noções fiscais e financeiras ao conteúdo repassado aos alunos de rede pública. Já por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), o projeto de lei estipula que deverá ser incluída, de forma transversal, nos conteúdos repassados aos alunos da rede pública de ensino da Capital, a discussão acerca da educação acerca da educação fiscal e financeira para o exercício da cidadania. Superlotação – Fuga de presos mostra fragilidade do Sistema Penal. O IPPO I está funcionando com a capacidade superada em 55,25%. Oito presos fugiram do Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira I (IPPOO I), em Fortaleza.

Seis foram capturados pela Polícia. Apesar de ter estrutura para no máximo 400 presos, a unidade conta com 613 detentos. Ou seja, 53,25% acima da capacidade. Outras fugas foram registradas no Ceará, mas a superlotação é um problema nacional. Com novas mudanças no Código de Processo Penal, pelo menos 100 mil presos provisórios podem deixar em breve as cadeias de todo o País. Improbidade Administrativa – TCM pune auxiliares do Executivo municipal. Secretários e outros servidores da Prefeitura de Fortaleza estão condenados a devolver recursos do Município. Estando, como realmente estão no rol de condenados pela má gestão dos do dinheiro do erário e com notas de improbidade administrativa, a secretária de Educação do Município, também secretária de saúde, o secretário de infraestrutura, o chefe da Guarda Municipal, o atual secretário do Planejamento, por irregularidades constatadas quando era secretário de Administração, o ex-secretário de Turismo, a ex-chefe de Gabinete da prefeita dentre outros do primeiro e segundo escalões,

O Governo está à deriva e a sociedade precisa cobrar ações daqueles organismos constituídos para, ao socorrê-lo, adotar providências norteadoras da correção de rumos. Empregadas domésticas – Prepara-se para as mudanças. Os empregados domésticos poderão ter seus direitos trabalhistas equiparados aos outros profissionais. Fundo de garantia, hora extra e adicional noturno está entre os benefícios. Entre os deveres, a nova lei prevê jornada de oito horas diárias. A Convenção da OIT precisa ser ratificada para ter validade legal. No Brasil é preciso que seja aprovada uma emenda à Constituição. Um projeto de emenda já está tramitando desde o dia 21 deste mês. Atualmente a Constituição prevê apenas sete, dos 34 benefícios ao trabalhador. PAC no Ceará. Após quatro anos, maioria das obras não deslanchou. Falta de recursos e excessos de burocracia fazem com que projetos do PAC no Ceará andem em ritmo lento. Por isso o governo não deve entregar à população nenhuma grande obra no primeiro ano de gestão de Dilma Rousseff. Lançado em 2001, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) era a grande promessa para superar os gargalos de desenvolvimento do País. Passados quatro anos, as principais obras estruturais ainda não foram entregues.

Atrasos – PAC salva Metrofor, mas não garante prazos da transnordestina. Somente após a inclusão do Metrofor no PAC é que as obras conseguiram ganhar ritmo. A Transnordestina, entretanto, não teve a mesma sorte. Iniciado em 2006, o empreendimento está atrasado em mais de um ano. Essencial para a Copa reforma de aeroporto não tem nem projeto. O edital de licitação deverá ser lançado apenas no segundo semestre. Caso transcorra normalmente, a previsão de início das obras no aeroporto Pinto Martins é outubro deste ano. Novo terminal de passageiros está previsto.  Aviso prévio – Congresso deve deixar para o STF decisão sobre o cálculo. Devido à falta de consenso entre deputados e senadores quando o assunto são os critérios para cálculo do viso prévio proporcional, decisão deve ir ao STF.

A proposta original previa um escalonamento do prazo chegando ao limite de 180 dias para quem tiver mais de 15 anos na empresa. O relatório do ex-senador Augusto Botelho reduziu para 60 dias o aviso prévio máximo. Droga – Maconha transgênica é sustento de colombianos. A droga geneticamente modificada vendida a 100 mil pesos (US$ 55,7) o quilo, 10 vezes mais que a comum. Na região do plantio, é sustento de uma das frentes das Farc. É desafiante para as autoridades colombianas conter todas as formas de avanço no narcotráfico. O exemplo da maconha transgênica mostra que a criatividade dos traficantes não encontra limites. Cuidado para viajar com segurança.

Em julho, salas de embarque e carrinhos de bagagens viram brincadeira de criança. Em período de férias, pais e responsáveis devem ficar atento às regras para que crianças abaixo dos 12 anos viajem sozinhas ou com terceiros. A partir dos 12 anos, já é permitida a viagem sem acompanhantes. Messejana – Bairro sofre sem esgoto. As construções não param de aparecer em Messejana. Em um ano, o valor do metro quadrado subiu mais de 20%. O sistema de esgoto, porém, não cresce na mesma proporção. Ele, aliás, é inexistente, segundo a Cagece. Enquanto Messejana não tem rede pública de esgoto, o sistema continua sendo particular, cada construção tem o seu. Quando há qualquer entupimento nas estações privadas de esgoto, ruas acabam inundadas. Como o ar que respiramos, a atitude conectada vitaliza e revela a interdependência entre nós e o mundo vivo e pulsante que nos rodeia com diria a grande Sônia Café. Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES- MEMBRO DA ACI- DA ALOMERCE- DA AVSPE- DA AOUVIRCE- DA ACE- DA UBT


Autoria e outros dados (tags, etc)

por paivajornalista@blogs.sapo.pt às 16:55


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Junho 2011

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930