Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

PAIVAJORNALISTA

Esse blog tem uma finalidade muito importante, isto é, levar aos conhecimentos dos leitores e amigos os mais diversos assuntos relacionados com o nosso dia a dia. Crônicas, Artigos, Poemas, Poesias, Atualidades, Política entre outros.



Quinta-feira, 12.08.10

O SER HUMANO É IMORTAL?

O SER HUMANO É IMORTAL?

“Não abandones o instrumento de trabalho que os Mensageiros do Senhor te colocaram nas mãos”. (Chico Xavier).

Bem que gostaríamos que fosse. Folheando uma revista de circulação nacional nos deparamos com uma matéria, assaz interessante. “O Caminho da Imortalidade,”. Procuramos analisar alguns aspectos da reportagem inserida na mídia escrita: “Como a tecnologia permite nos tornar eternos”. E se você conseguisse se transportar para um computador? E pudesse conversar com esse virtual, fazer perguntas, ouvir respostas, chorar e rir juntos? Isso já é possível, em parte. E os resultados podem ser surpreendentes.

Quem assina essa matéria polêmica é a jornalista Maria Lie Chao, da revista planeta, de agosto de 2010, edição 455, ano 38. O ser humano jamais deixará de ser material, além do mais, criado simples e “ignorante”. “A virtualidade tem suas evoluções, o que se coloca no ínterim da revista é o seguinte: Queremos possibilitar que as pessoas consigam estender suas vidas através de ‘clones mentais’ que possam, um dia, ser colocados em um computador ou robô. Pretendemos oferecer também a possibilidade de o individuo deixar seu clone mental no mundo virtual sem a necessidade de um corpo físico”. Afirma Bruce Duncam, da Terasem Movement Foundation Inc. Seria com certeza mais um jogo virtual que viciará muitas crianças como já vem acontecendo no decorrer do tempo.

O real jamais será virtual e vice-versa tenham certeza disso. A palavra clone deriva do grego klón, ‘rebento’, ‘broto’, na biologia representa o Conjunto de células ou organismos originários de outros por algum tipo de multiplicação assexual, isto é, divisão, enxertia, apomixia. Ressalte-se que todos os membros de um clone têm o mesmo patrimônio genético. Cada uma das células, ou cada um dos organismos assim gerados. Pode ser obtida artificialmente, inserindo o núcleo de uma célula somática num óvulo cujo núcleo foi adrede (de propósito; de caso pensado; de estudo) intencionalmente retirado, cópia de um produto feita por um fabricante.

O Clono é uma palavra de derivação latina cientifica clonus, do grego Klónus e quer dizer agitação. Na medicina refere-se ao espasmo em que se alternam, em rápida sucessão, rigidez e relaxamento. Nunca seremos contra a tecnologia, mas essa experiência para nós é mais uma brincadeira de mau gosto. Outro aspecto interessante da revista é intitulado de história viva. No site do Lifenaut é possível conversar com celebridades da história mundial, como Abraham Lincoln, Charles Darwin, Ghandi, a abolicionista norte-americana Harriiet Tubman e sua conterrânea Susan B. Anthony, líder feminista.

Eles fazem parte com seu conhecimento sobre esses personagens. Já é possível dizer um “oi” a qualquer um deles e obter alguma frase famosa que disseram. Existem muitos cientistas malucos espalhados pelo orbe terreno e esses parecem que estão nesse rol. Para tornar a “personalidade” do avatar menos subjetiva, quem participa do lifenaut faz testes psicológicos e, algumas vezes, usa headsets (fones de ouvido) neurais, como os fabricados pela Neurosky.

Extrair a “essência pura” de alguém ainda é um enigma. Combinando um fone de ouvido com ‘Bio File’ (arquivo da vida) consideram com uma Mente de Lifenaut que há uma chance de que a tecnologia futura poderá cultivar um corpo novo de suas celas ao vivo armazenadas e lhes permitir carregar seu fone de ouvido, ou arquivo da vida consciente então naquele corpo. Acredite se quiser!

Como tem bobo na corte do mundo inteiro, eles propõem: um plano de subscrição, $1 / doação de dia para uma doação contínua de $1 dólar, suas celas serão armazenadas vivas, com os relógios biológicos deles/delas parados para um período indefinido de tempo. O plano global custa nada mais do que $8,950 doação de um tempo. Vai encarar? Visitem o site que está à disposição de todos na internet. É coisa de americano para iludir povos incautos. “Deus só existe um”. Admiráveis são todos os espíritos nobres e retos que militam com grandeza na Causa do Bem.

Entretanto, não menos admiráveis são todos aqueles que se reconhecem frágeis e imperfeitos, caindo e erguendo-se muitas vezes nas trilhas da existência sob críticas e censuras, mas sempre resistindo à tentação do desânimo, sem desistirem de trabalhar. Não assimilamos bem quanto citam a palavra cela e não células, pois cela é pequena alcova ou quarto de dormir. Aposento de frades ou de freiras, nos conventos. Aposento de condenado, em penitenciárias.

Na zoologia representa cada uma das cavidades dos favos. Células são cavidades cheias de ar, delimitada por paredes, encontrada no súber. Unidade estrutural e funcional, básica dos seres vivos, composta de numerosas partes, sendo as principais a membrana, o citoplasma e o núcleo. A menor unidade de matéria viva que pode existir de maneira independente, e ser capaz de reproduzir-se.

Conjunto que inclui a fuselagem, carenagens de motor, superfícies aerodinâmicas e trem de pouso de uma aeronave. Num espaço de fase, região limitada e definida pelas coordenadas das partículas do sistema que estão no interior de intervalos dados. Unidade básica de armazenamento e manipulação de informações numa planilha eletrônica, identificada pela interseção de uma coluna e de uma linha, e que pode conter um texto, um número ou uma fórmula. Existe uma infinidade delas, tais como: Célula adiposa; Célula grande, esférica ou ovoide, com citoplasma e núcleo deslocados para a periferia, e que armazena gordura em seu interior.

Célula adventícia; célula mesenquimatosa indiferenciada; célula de Kupffer; cada uma das células fagocitárias que reveste as paredes dos sinusoidais hepáticos; célula de Leydig; célula testicular, com função endócrina, secretora de hormônio sexual masculino; célula de Purkinje. Neurônio grande, ramificado, encontrado no cerebelo; célula de Schwann; qualquer de grandes células nucleadas cuja membrana celular envolve os axônios de neurônios periféricos mielinados, e que constitui a fonte de mielina; Célula de Sertoli.

Célula de túbulo seminífero, e que tem papel importante na sustentação e na nutrição de espermatozoides durante as fases de formação deles. Célula diploide a que apresenta dois conjuntos cromossômicos homólogos reunidos no mesmo núcleo. Célula eletroquímica, com dispositivo geralmente constituído por dois recipientes separados por membrana semipermeável, ou por placa de vidro poroso, no qual se efetuam reações ou medidas eletroquímicas. Célula envoltória; célula cuja membrana plasmática forma um conjunto de lâminas em espiral envolvendo axônio.

Célula ependimária sendo cada uma das que revestem as cavidades encefálicas e medulares e está em contato imediato com o líquido cefalorraquiano encontrado nessas cavidades. Célula eucariótica; célula que tem núcleo individualizado. Célula fotoelétrica, dispositivo capaz de gerar uma corrente ou uma tensão elétrica, quando excitado por luz; fotocélula. Célula fotemissiva. Célula fotoelétrica em que os elétrons emitidos por uma superfície fotossensível, excitada por uma radiação eletromagnética, são capturados por um anodo.

Célula fotocondutiva que é um dispositivo fotossensível cuja resistência elétrica varia com a luz que recebe, e constituído, em geral, por uma fina camada de um semicondutor colocada entre dois eletrodos. Célula fotomultiplicadora; célula fotovoltaica, dispositivo fotossensível em que uma tensão é gerada por um efeito fotelétrico interno. E haja células no mundo animal.

Célula germinativa os gametas, célula germinativa primordial; célula precursora de gameta; célula gigante qualquer célula, normal ou patológica, de tamanho grande. A que, por mecanismos diversos, como coalescência celular e divisão celular sem divisão citoplasmática, atinge tamanho grande, se apresenta com diversos núcleos, e de que há vários tipos, sendo encontrada, por exemplo, como parte de reação inflamatória à presença de corpos estranhos.

Célula haploide a que só tem um conjunto cromossômico. Célula mesenquimatosa; célula do tecido conjuntivo embrionário. Célula mesenquimatosa indiferenciada. Célula de tecido conjuntivo adulto com capacidade de originar qualquer outra célula conjuntiva; célula adventícia. Célula muscular ou fibra muscular. Célula nervosa os neurônio. Célula pironinófila; Imunoblasto; linfoblasto. Célula procariótica aquela que não tem núcleo individualizado.

Célula reticular. Célula de tecido hematopoiético. Célula solar ou fotocélula e célula trofoblástica célula de parede de blastocisto. Vejam como o ser humano tem na formação do seu corpo uma grande maioria dessas células. “dar seu nome ao cachorro ou congelar seu corpo depois de morto não parecem técnicas convincentes para se alçar a imortalidade”.

Com a tecnologia avançada, espera-se que isso se torne realidade de um mundo bem diferente e condizente com os dias de hoje; “transportando o “eu” para outro “corpo”, criando um avatar”. Continua a dizer: Coisas de americano. Meus amigos o que seria avatar? Avatar deriva do sânscrito avatara, 'descida' (do Céu a Terra), derivação pelo francês avatar, que é a reencarnação de um deus, e, especialmente, no hinduísmo, reencarnação do deus Vixnu, além do mais uma transformação, transfiguração como aconteceu a Jesus Cristo no Monte Tabor, conforme descreve Matheus 17. Versículos de 1 a 4 da Bíblia.

No nosso entender as apelas tecnológicas podem trazer mais perturbações para o mundo. Existem muitas doenças incuráveis porque os cientistas não as estudam e procuram descobrir um remédio para curar de vez essas pragas que tantas vidas têm ceifado da face da terra. Pense nisso. Quem quer brincar, que brinque. Quem quer coisa séria que as tornem sérias.

ANTONIO PAIVA RODRIGUES- MEMBRO DA ACI- DA ALOMERCE- DA AOUVIR/CE; DA AVESP; DA UBT.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por paivajornalista@blogs.sapo.pt às 15:07



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Agosto 2010

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031