Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PAIVAJORNALISTA

Esse blog tem uma finalidade muito importante, isto é, levar aos conhecimentos dos leitores e amigos os mais diversos assuntos relacionados com o nosso dia a dia. Crônicas, Artigos, Poemas, Poesias, Atualidades, Política entre outros.



Segunda-feira, 09.03.09

EXCOMUNHÃO

EXCOMUNHÃO

A palavra excomunhão usada por um membro da Igreja Católica para punir pelas leis de sua igreja uma equipe de médicos, que por força da lei e para salvar uma vida já formada com nove anos aproxidamente, causou um grande frenesi na população nordestina e brasileira. A ética médica diz que em caso de risco de morte da mãe parturiente ou grávida, a sua vida está em primeiro e depois a do filho.

Na última semana, um arcebispo fez a excomunhão da mãe de uma menina de nove anos e dos médicos que submeteram-na a um aborto de maneira legal, pois fora vítima de abuso sexual e estava grávida de gêmeos. O fato levantou uma grande discussão no país e teve, inclusive, repercussão na imprensa internacional. Palavra com derivação latina ‘ex-communione’ designa a ação ou resultado de excomungar, isto é, expulsar da Igreja Católica. Excomunhão ação ou resultado de excomungar; expulsão da Igreja Católica; Suspensão de parte da totalidade de bens espirituais de alguém como pena por delito religioso. O que adianta expulsar fiéis da igreja se pelo próprio livre arbítrio eles podem ingressar em outra religião. Jesus não criou nenhuma religião e sim seguidores, então só nos resta continuar seguindo o Mestre sem a intervenção da igreja.


A igreja não pode sobrepor-se à justiça. Que suas leis sejam aplicadas, mas que primeiro tenha o aval da autoridade maior da igreja epigrafada. Esta cena nos faz lembrar a figura controvertida de um membro da religião que violou viúvas e virgens, além do mais levou uma vida amorosa com a concubina de seu pai. Será que alguém seria capaz de chegar ao nome desse membro da Igreja católica? Não. Filho da prostituta Marózia, seu filho Alberico influenciado por São Odon, monge de Cluny levou os processos canônicos a sério e os quatro papas foram homens dignos.

O erro foi à eleição de seu próprio filho de 18 anos João Otaviano, que marchou rumo ao azimute papal com a vida totalmente depravada. Chegou a mudar de nome e passou a se chamar João XII, mas continuou na mesma vidinha de antes. Estando entre os mais indígnos papas da história. Alcunhado de “homem ordinário e imoral, cuja vida foi tal que era contumaz chamado de cafajeste, responsável pela corrupção moral em Roma foi ramificação do ódio geral”. Acusado de sacrilégio, simonia (Tráfico de coisas sagradas ou espirituais, tais como sacramentos, dignidades, benefícios eclesiásticos, venda ilícita de coisas sagradas, perjúrio (Ato ou efeito de perjurar, juramento falso), assassinato, adultério e incesto.

Bispos italianos, alemães participantes de um sínodo na Basílica de São Pedro em Roma pediram sua condenação, mas que fizesse sua defesa por escrito. O papa em alusão não reconheceu o sínodo e excomungou todos os membros, pois os acusavam de tentar eleger um novo papa. Queremos reafirmar nossa posição de ser contra a pena de morte. Somos a favor da vida, mas de uma concepção digna, sem violência e atos libidinosos contra uma vítima de apenas oito anos de idade. Temos que reaver nossos conceitos e as atitudes governamentais devem ser mais rigorosas, pois crianças desta faixa de idade ou até menos estão tirando a vida de cidadãos quase todos os dias no Ceará e no Brasil. Os membros da igreja seja ela qual for precisam sair de seus conventos, templos e fazer um trabalho de educação e conscientização religiosa com as famílias mais carentes.

Ano passado muitos membros da Igreja Católica nos Estados Unidos da América do Norte foram acusados de pedofilia e a igreja teve que pagar uma multa vultosa. Por que não excomungaram também o padrasto da vítima? A igreja precisa renovar e reaver seus conceitos e preconceitos. Acabar com o celibato seria a primeira medida. O celibato foi criado por autoridades do Vaticano, visto que todos os membros da igreja podiam casar e ter filhos, mas como os dependentes estavam aumentando, obrigou a todos os casados a abandonarem suas famílias e filhos. O João XII, em seus dedicados bacanais levava sempre a seus luxuosos aposentos suas amantes, onde as submetia a prática do sexo oral. Bebia com suas concubinas no próprio cálice da igreja.

Estamos a citar estes fatos para levar ao conhecimento dos leitores que a excomunhão era usada como castigo para os próprios membros da igreja. Que o Arcebispo do Recife pense na decisão tomada, pois os médicos são isentos de culpa neste caso, e que a mãe da vítima talvez seja mais uma vítima da miséria que assola o Brasil, enquanto as religiões de um modo geral estão mais preocupadas com o vil metal com raríssimas exceções, enquanto o planejamento familiar é esquecido. Deve ser estudado com carinho, visto que com a proibição do uso de anticoncepcionais, camisinha e outros métodos condenáveis pela religião. Os fatos que acontecem no dia a dia denigrem a imagem da própria Igreja Católica.

De miséria já chega, hoje as crianças nascidas num mundo cruel como o nosso ou morrem de inanição, doenças infantis, ou vão se prostituir nas ruas das grandes cidades e metrópoles. Ao crescerem tornar-se-ão criminosos perigosos, bandidos, assaltantes, sequestradores, exploradores sexuais, pedófilos e traficantes de drogas. A igreja tem que vir até a família e verificar inloco a situação de pobreza da população periférica e forçar o governo a mudar a vida para melhor das famílias que vivem no lixo, na lama e até em esgotos pluviais. Esta é a cena de nosso Brasil varonil. Pode Freud? Lugar de criança quer queiram ou não, ainda é na escola e com tempo integral.

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI E DA ALOMERCE

Autoria e outros dados (tags, etc)

por paivajornalista@blogs.sapo.pt às 17:03


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Março 2009

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031