Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

PAIVAJORNALISTA

Esse blog tem uma finalidade muito importante, isto é, levar aos conhecimentos dos leitores e amigos os mais diversos assuntos relacionados com o nosso dia a dia. Crônicas, Artigos, Poemas, Poesias, Atualidades, Política entre outros.



Sexta-feira, 25.11.11

A INVEJA, O EGOÍSMO E A SOBERBA.

A INVEJA, O EGOÍSMO E A SOBERBA.

“Se eu não tivesse encontrado Jesus no Espiritismo, eu não teria ficado...” “Creio que revelações de caráter científico não sejam de alçada da mediunidade,” (Carlos A. Baccelli).

No decorrer dos tempos, muitos seres humanos têm mostrado sua carapuça, na intenção de prejudicar o seu próximo, aliás, o Mestre Jesus Cristo, quando aqui esteve, mostrou com todas as nuanças, como se deve proceder em relação aos nossos irmãos, seja em relação à raça, ao credo e a condição social. A Trindade acima epigrafada mostra muito bem e com estilo emoldurador, como agem determinadas pessoas no convívio do dia a dia hominal. Muitos usam a soberba para a promoção pessoal, atropelando todas as diretrizes éticas, e colocando como partilha suas aquisições materiais, acima das espirituais.

Ser isso, ou aquilo, é toda a razão de ser dos egoístas de plantão. A inveja vem imantando críticas aos que querem crescer à custa de seus esforços, e de suas habilidades, e do uso correto da massa cinzenta, que o Pai Maior nos deixou de legado. Simplicidade acima de tudo, eis a questão. Aqui nesse mundo material, ninguém é superior a ninguém. Se todos tirassem a vestimenta diária, e expusessem a nudez com certeza à igualdade seria estampada no écran dos princípios éticos e humanos.

A única diferença seria nas condições físicas, pois uns seriam mais magros, outros mais gordos, uns mais belos, e outros menos. Só que o tempo mostraria aos incrédulos, aos invejosos, aos egoístas, e aos soberbos que essas condições de beleza corporal são passageiras. Na velhice, ou melhor, na terceira idade, a imantação do homem denigre o caráter, a dignidade e a razão da simplicidade, visto que aos chegarmos a essa condição, estaremos no mesmo nível.  

A condição primordial para nos mantermos saudável, é simplesmente o instinto de conservação. A condição intelectual é motivo de relevância, mas nunca de soberba e de egoísmo. Ser intelectual é estar intelectual, pois na vida espiritual o viés mais forte é a bondade e a simplicidade. Cristo veio ao mundo com a missão de pregar a bondade, mas foi vítima do egoísmo, da inveja e da soberba dos reis da sua época. A inveja foi tamanha, que só restou ao Mestre à morte pela crucificação.

O Mestre sempre afirmava em suas pregações: “A Árvore que não der bom fruto merece ser cortada, e ateada ao fogo”, no entanto ele não foi bem entendido, pois a boa árvore era ele, e os que praticavam o bem. Mormente os que praticam o bem serem alcunhado de querer aparecer, Jesus tornou-se vítima dos gananciosos tendo como castigo a morte cruel. Jesus sempre será conhecido como a boa árvore que veio ao mundo nos ensinar a bondade e como devemos amar ao próximo, porém a relutância dos corações humanos tornou-se neófita diante de seus ensinamentos. (grifo nosso).

Nos tempos atuais, estamos sendo vítimas de autoridades e de pretensos intelectuais, que querem nos dizimar mostrando as suas garras, com ameaças contra os indefessos, pensando eles (as) que o poder é eterno. “Como dizia o grande e inesquecível Chico Xavier de saudosa memória; “Tudo Passa”; e nós acrescentaríamos o clichê popular de que: “Tudo passa e a vida continua“. Sede perfeitos como o Pai o é”. (grifo nosso). Lamentamos a estupidez dos que estão no poder que segregam os direitos inalienáveis das crianças, dos menos aquinhoados, dos estropiados, dos pedintes, dos prostituídos, dos cidadãos, dos trabalhadores, e dos pais de famílias.

O que fazer para melhorar o écran do nosso País, eliminando a corrupção, a lavagem de dinheiro, a formação de quadrilha, o proveito próprio nos mais altos escalões do governo brasileiro? A impunidade campeia no meio político, e os escaninhos do mal se alastram nas atitudes tomadas que na real observância, nunca tiveram teor direcionado para o social. Sempre quando indagados pelos órgãos de apuração de delitos se dizem inocentes. “A crença na vida depois da morte é tão importante para a existência do homem na Terra quanto o ar que ele respira; sem perspectiva de caráter espiritual, no que se refere à própria sobrevivência, o homem não se civilizaria...” (Carlos Baccelli).

Os países do primeiro mundo ao exacerbarem suas riquezas, explorando as nações mais pobres, hoje sofrem com as duas leis infalíveis que Deus deixou a disposição do hominal, a Lei de Ação e Reação ou de Causa e Efeito. Enquanto o homem teimar em não aceitar o poder da espiritualidade em suas ações estará fadado ao insucesso. Todos nós sabemos de que existe uma luz no final do túnel, mas sua Inteligência e perspicácia é saber a hora de alcançar o brilho dessa luz. Essa luz não representa o heliotropismo, mas a hercúlea incursão, e a insofismável vontade de vencer, e aniquilar os insuflantes atos geênicos, atos deletérios de alguns seres humanos.

Muitos vivem sob a égide da pusilanimidade repoltreando e recalcitrando atitudes espúrias de homens indolentes, que vieram a Terra com uma única missão, massacrar os menos lastreados e com atitudes frustradas, pois não usam a razão e sim os movimentos peristálticos do mal. Onde eles estão? Em todo lugar com certeza. O pélago está aí e ao primeiro passo manobrado pelo oblívio, poderá oticar as ações do bem e ao som da presciência que jornadeiam nossas vidas e poderemos sucumbir a qualquer momento, ao menor esforço, pois os incursos dos aproveitadores são viris e para eles a extasia é ponte forte. A ditadura nunca esteve em evidência como nos dias atuais.

Existe ditadura hoje? Sim existe! Não seria necessário ter boa visão, mas simplesmente tentar recalcitrar os atos insanos de governantes ditadores, pois suas mentes são ubertosas, e a tonteria se agregou nos governantes que dirigem a nação em pleno século XXI, mas precisamente no ano que se finda. Esse ano foi de sofrimento para o povo e ficará marcado para sempre em nossas memórias, o ano de 2011. Por isso, a nossa fraternal advertência para que não te deixes enredar nos tentáculos cavilosos da inércia. Deixa, sempre acessas as luzes diluidoras de tua ignorância, na certeza plena e absoluta, de que a tua felicidade está em tuas mãos. 

Mas estas terão que estar em movimento regular e constante na construção de ti mesmo: trabalho e estudo! Caro irmão Reynaldo Leite: compreendemos que na fé raciocinada, adornada de amor-perfeito, obteremos aquilo que necessitamos ao bem-estar fisiopsiquico. A ideia do grande tesouro que a todos nos compete é encontrar, a paz. Pense nisso!
  
ANTONIO PAIVA RODRIGUES- MEMBRO DA ACI- DA ALOMERCE- DA AOUVIRCE- DA AVSPE- DA UBT E DA ACE.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por paivajornalista@blogs.sapo.pt às 08:58



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Novembro 2011

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930