Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

PAIVAJORNALISTA

Esse blog tem uma finalidade muito importante, isto é, levar aos conhecimentos dos leitores e amigos os mais diversos assuntos relacionados com o nosso dia a dia. Crônicas, Artigos, Poemas, Poesias, Atualidades, Política entre outros.



Quinta-feira, 28.04.11

EM QUAL O BURACO QUE VOCÊ DESEJA CAIR?


EM QUAL O BURACO QUE VOCÊ DESEJA CAIR?

Quando o assunto é política, os transtornos surgem com muita rapidez, às tomadas de decisões são armadilhas de dimensões incomensuráveis. A politicagem vai crescendo, e a falta de respeito para com a sociedade brasileira é notória e banalizada.  Sentimo-nos envergonhados com tanta sujeira, descasos; falta de ética, responsabilidade social, crimes políticos, enriquecimento ilícito, violência desenfreada, sequestros de todos os matizes, são vieses do transtorno imoral que a maioria das autoridades brasileiras conseguiu imantar.  As mazelas crescem em proporções gigantescas nos envergonhando, causando um mal estar horrendo, entretanto os reclamos da população encontram orelhas entupidas de cera, pois o sibilo do sofrimento não alcança os tímpanos de quem governa a nossa querida Pátria. Planejamentos obscuros, licitações viciadas, obras inacabadas, zelo pelo patrimônio público inexiste.

Trânsito sem controle e organização, arrastões homéricos nas grandes capitais são ações geênicas que já não suportamos mais. Estamos desnorteados e com dúvidas, além do mais não sabemos a quem recorrer.  A moda que está desnorteando os motoristas é a imensidão de buracos em vias públicas e em estradas estaduais e federais. É um buraco para cada motorista e você ainda escolhe no que deseja cair. As obras de saneamento básico são tímidas e mal elaboradas. Costuma-se dizer que obra enterrada não dar voto e por esse motivo os governantes se imiscuem do dever de preservar a saúde do povo. Se jogássemos os políticos brasileiros em cada buraco encontrado ainda sobrariam lugares com certeza. Qual o buraco você quer cair? Eis a indagação? No entanto, temos que deixar os dois maiores desocupados, um para colocar o governador do Estado e o outro para a Prefeita da capital cearense.

A inteligência de nossas autoridades é coisa de proporcionar inveja, senão vejamos: “Mudança de comportamento” – Bateu? Retire o carro. A Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) orienta a retirada imediata do veículo da via, no caso de colisões leves. O órgão segue o Código Nacional de Trânsito, que determina aplicação de multa a quem não retirar o carro após acidente sem vítimas. O DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) é contra a medida. E se o carro cair dentro de um dos buracos homéricos da cidade quem multará a prefeita? AMC multa quem deixar veículo na rua após acidente, aliás, quando se fala em multa vem logo à tona à sigla AMC (Associação dos Multadores do Ceará).  Eles só sabem multar e nada mais.
As autoridades brasileiras estão mais preocupadas com o casamento de William e Kate do que com as crianças brasileiras que passam fome e estão fora das escolas. Os nubentes participam do ensaio geral para a cerimônia de casamento. A fim de verificar todos os detalhes da cerimônia, o ensaio do cortejo real reuniu ainda a suntuosa carruagem que levará os recém-casados, bem como os outros quatro veículos que irão transportar o restante da família real, além de um escolta de 160 cavaleiros. Tribunal de Contas devolve nova proposta da superlicitação da Prefeitura de Fortaleza.

Essa superlicitação seria uma das principais estratégias da atual gestão para recuperar áreas deterioradas da cidade de Fortaleza. Já é a terceira vez que o fato ocorre, desde março, o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) rejeita proposta da Prefeitura de Fortaleza para a superlicitação de obras de reparo na capital. A falha foi apontada no tipo de documento enviado pela gestão Luizianne Lins (PT), uma minuta, espécie de projeto preliminar da licitação. Por que político não leva nada a sério?

Em fevereiro deste ano, o edital da superlicitação foi publicado com valor de R$ 99,2 milhões, incluindo reforma de praças e vias públicas, tapação de buracos em ruas e avenidas e a coleta de lixo. O Hospital da mulher encontra-se com obras paralisadas e o que se vê com constância visitando a obra são os vira latas, os cães sem dono, mas as publicidades estão aí e haja dinheiro para pagar cantores e emissoras de rádio e televisão. Enquanto isso, os professores, médicos reclamam por melhores condições de trabalho e salários condignos. A prefeita com seu desleixo está tornando a capital inviável e no compasso de tartaruga não chegará a lugar nenhum.

Juízes não descartam greve. Se nenhuma reivindicação dos juízes federais for atendida, uma nova assembleia da categoria será realizada em até 90 dias. Prefeitura quer regulamentar parceria com setor privado. Projeto de lei que tramita na Câmara de autoria do Executivo, normatiza ações conjuntas entre o setor público e empresas. Na última sessão, o tema provocou discussão sobre eventual redução do poder municipal. Para a Prefeitura, as PPPs (Programa de Políticas Públicas) solucionam a falta de investimento no setor privado em infraestrutura e outras áreas de relevância social, disciplinando sua relação com o poder público, a partir das necessidades da população. 

Vejam sós. Aliado de Sarney é eleito novo presidente do Conselho de Ética.  O senador João Alberto, do PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro) do Maranhão, foi eleito por 14 votos favoráveis e um em branco presidente por dois anos do Conselho de Ética do Senado Federal, e haja mais processos arquivados. No Brasil em termos de política a imoralidade toma proporções gigantescas, com certeza as maracutaias do Senado Federal já têm destino certo. Ah! Brasil. Radiodifusão em pauta. Ministério vai mudar regras para outorga de rádio e televisão. Visando coibir a atuação de laranjas no setor de radiodifusão, o Ministério das Comunicações adotará novos critérios para outorgas de emissoras de rádio e TV.

O intuito é fazer com que o vencedor de licitação tenha como provar que tem condições econômicas para manter o serviço. Levantamento publicado pela Folha de São Paulo mostrou que empresas abertas em nome de laranjas são usadas para conseguir outorgas de rádio e TV nas licitações feitas pelo governo federal. Parece-nos que tudo ficará somente no intuito, pois se o Ministério sabe que existem laranjas dominando o setor de Comunicações no Brasil, porque o ministro não toma providências para colher esses ‘laranjas’ e tomar as concessões públicas que estão em nome de frutos. Hoje o rádio tem se tornado puro comercializador, pois os profissionais da mídia falada em sua maioria tem que custear horário a preço de ouro para sobreviver da profissão. É uma vergonha.

Geração de empregos em ritmo de desaceleração e inflação em aceleração. O mercado de trabalho cearense deverá crescer a um ritmo menor durante este ano, segundo analistas, o que não é novidade. A elevação da taxa de juros e o encarecimento do crédito são os motivos, vale ressaltar que o estado do Ceará tem o ICMS mais alto do País. O nível de emprego está diretamente ligado ao crescimento econômico. O risco de crescimento da inflação e da elevação da taxa de juros é que haja redução drástica do crescimento e incremento no desemprego. A maioria da população ativa que vive de comércio está na informalidade, pois garantia de emprego e estado não proporciona. Querem saber a real situação do povo brasileiro é só fazer um contraponto entre o total de habitantes do país com o número de declarantes do Imposto de Renda.

Infelizmente não vislumbramos melhoras para o nosso país, pois tudo sobe. A gasolina, aliás, a alcolina já ultrapassou a casa dos três reais e seu companheiro, o álcool continua a subir. O pior de tudo é que o dinheiro arrecadado transforma-se nos vergonhosos mensalões da vida, enquanto isso, a população sofre sem saúde, sem educação e segurança pública. Com as obras da Copa do Mundo de 2014, muita gente vai triplicar o seu patrimônio e ainda corremos o risco de não concluirmos nem um terço das obras planejadas. Durma-se com tanto barulho. Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES- MEMBRO DA ACI- DA ALOMERCE- DA AOUVIRCE – DA UBT- DA AVSPE E DA ACE






Autoria e outros dados (tags, etc)

por paivajornalista@blogs.sapo.pt às 20:07



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Abril 2011

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930