Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PAIVAJORNALISTA

Esse blog tem uma finalidade muito importante, isto é, levar aos conhecimentos dos leitores e amigos os mais diversos assuntos relacionados com o nosso dia a dia. Crônicas, Artigos, Poemas, Poesias, Atualidades, Política entre outros.



Quarta-feira, 24.09.08

O PROGRESSO DO SER HUMANO

O PROGRESSO DO SER HUMANO

Será que o ser humano evoluiu, estagnou ou está em progressão? Na questão 798 - do Livro dos Espíritos, eles respondem ao questionamento de Kardec. O Espiritismo se tornará uma crença comum ou será apenas a de algumas pessoas? –Certamente ele se tornará uma crença comum e marcará uma nova era na História da Humanidade, porque pertence à Natureza e chegou o tempo em que deve tomar lugar entre os conhecimentos humanos. Haverá, entretanto, grandes lutas a sustentar, mais contra os interesses do que contra a convicção, porque não se pode dissimular que há pessoas interessadas em combatê-lo, umas por amor-próprio e outras por motivos puramente materiais. Mas os seus contraditores, ficando cada vez mais isolados, serão afinal forçados a pensar como todos os outros, sob pena de se tornarem ridículos. O homem desde os primórdios do tempo sempre esteve atento a dominação e ao poder, mesmo formando sociedades para viver. A ambição, a inveja, o orgulho, a maldade são sinonímias inerentes a maioria dos hominais.

Sempre encontra um motivo, uma idéia para mudar os destinos da humanidade, seja através das guerras ou das experiências atômicas. Destruidor número um do meio ambiente, jamais pensa em seus irmãos terrenos, mas somente em si e tudo aquilo que se reverta em benefício próprio. O mundo globalizado trouxe mais preocupação, apesar de que esta globalização vise abrir a vida das pessoas à cultura e a toda sua criatividade, bem como ao fluxo de idéias e conhecimento. Mas a nova cultura trazida pela expansão dos mercados mundiais é inquietante. A globalização foi uma punhalada profunda para os países do terceiro mundo. O homem sempre foi capitalista, quanto mais tem mais quer, e a se ver diante de tantas facilidades a tendência é subtrair par a somar. São os corruptos e corruptores, enganadores da opinião pública e da inocência alheia. Para acompanhar este novo processo de desenvolvimento do mundo onde os serviços e a criatividade dão o tom, o capital físico, que era a variável-chave do crescimento econômico, perde lugar hoje para o capital humano, representado pelo conjunto de capacitações que as pessoas adquirem através da educação, de programas de treinamento e da própria experiência para desenvolver seu trabalho com competência, bem como pelo desenvolvimento de várias competências do ponto de vista profissional.

O capital humano foi estudado por cientistas e a conclusão a que chegaram é que esta teoria do Capital Humano teve seu maior boom na década de 60. Ressalte-se que dois economistas Theodore Schult e Gary Becck estudaram a fundo o homem capitalista. Por este estudo e a conclusão a que chegaram receberam o prêmio Nobel. Os dois fecharam a questão ao chegarem à conclusão de que o capita humano está relacionado ao desenvolvimento de várias competências do ponto de vista profissional. Segundo essa teoria poderia dizer de forma resumida que o progresso de um país é alavancado pelo investimento em pessoas. O crescimento econômico não depende somente de uma nação. Mesmo sendo poderosa ela não sobreviverá sem a ajuda ou apoio de outras nações. “O maior pecado para com o próximo não é odiá-lo, mas ser-lhe indiferente. É a essência da desumanidade." Bernard Shaw. “O futuro tem muitos nomes: para o fraco, é o inalcançável; para o medroso, o desconhecido; para o valente, a oportunidade.” - Victor Hugo, escritor francês (1802-1885). Dois ensinamentos fabulosos para que os capitalistas entendam que o progresso material deve ser dividido de maneira uniforme com os mais necessitados. Se o progresso materialista não vier acompanhado da fraternidade, do amor e da caridade não terá valor algum. Não queremos mais guerras, terrorismo, violência desenfreada, roubos, furtos, assaltos, seqüestros, prostituição, essas feridas, essas chagas são inerentes ao capitalismo horrendo e destruidor. A vida é um duelo diário. Só é verdadeiramente grande aquele que, considerando a vida uma viagem que o há de conduzir a determinado ponto, pouco caso faz das asperezas da jornada e não deixa que seus passos se desviem do caminho reto. Estes ensinamentos de um mestre mostram que o progresso do homem está na direção de seus passos e que ele sempre escolha o caminho certo, mas o instinto destrutivo o fazer seguir por caminhos tortuosos e a desgraça vem acompanhada por tristezas e desesperos.

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI-ALOMERCE E AOUVIR/CE

Autoria e outros dados (tags, etc)

por paivajornalista@blogs.sapo.pt às 13:11


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Setembro 2008

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930