Esse blog tem uma finalidade muito importante, isto é, levar aos conhecimentos dos leitores e amigos os mais diversos assuntos relacionados com o nosso dia a dia. Crônicas, Artigos, Poemas, Poesias, Atualidades, Política entre outros.
Terça-feira, 01.04.08
Publicado em: 25/02/2008 14:03
Folha Universal afirma que Lula "apóia ações da Iurd contra a Folha de S.Paulo"
Redação Portal IMPRENSA
A polêmica que envolve os fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd) e diversos meios de comunicação do País não chegou ao fim. Mesmo com os processos na Justiça e com os editoriais e reportagens publicados pelos veículos envolvidos, as declarações e opiniões continuam sendo veiculadas por diversos setores da imprensa.
A Folha Universal, por exemplo, jornal semanal publicado pela Iurd, traz, esta semana, uma reportagem que dá destaque a um discurso do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no qual ele fala sobre o processo judicial que a Igreja Universal está movendo contra o jornal Folha de S.Paulo, o carioca O Globo e, também, contra o diário A Tarde, da Bahia.
Segundo o veículo, o presidente "apóia as ações dos integrantes da Iurd contra a Folha de S.Paulo", já que em entrevista coletiva, durante uma visita oficial à Estação do Gasoduto Cabiúnas-Vitória, no Espírito Santo, na última terça-feira (19), Lula declarou que "A liberdade de imprensa pressupõe uma mistura de liberdade e responsabilidade. As pessoas escrevem o que querem, depois ouvem o que não querem".
Ainda assim, a Folha Universal garante que o presidente acredita que as ações judiciais movidas contra os jornais não representam uma ameaça à liberdade de imprensa, e fazem parte da consolidação da democracia no País. "[..] se a Igreja Universal utilizou o poder judiciário, ela está usando um dos pilares da democracia para questionar o jornal".
Os integrantes da Iurd entraram com mais de 50 ações judiciais reivindicando danos morais, devido às reportagens publicadas nos jornais de São Paulo, Rio e Bahia. A repórter Elvira Lobato, por exemplo, jornalista da Folha de S.Paulo, é alvo de duas ações: uma na esfera cível, que também é movida contra o jornal, e outra que é movida somente contra ela, como uma ação criminal.
Além de publicar o "apóio de Lula" às ações movidas pela Igreja, a Folha Universal divulgou um comunicado à imprensa, no qual afirma que o "dízimo é um aspecto de liberdade de crença consagrada pela Constituição Federal" e que "a Iurd já ingressou suas ações judiciais, e não tem qualquer interesse de orquestrar e incentivar processos individuais por parte de seus fiéis".
Leia mais:
Autoria e outros dados (tags, etc)
por paivajornalista@blogs.sapo.pt às 16:48