Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

PAIVAJORNALISTA

Esse blog tem uma finalidade muito importante, isto é, levar aos conhecimentos dos leitores e amigos os mais diversos assuntos relacionados com o nosso dia a dia. Crônicas, Artigos, Poemas, Poesias, Atualidades, Política entre outros.



Sexta-feira, 09.04.10

PENSANDO EM ÉTICA

PENSANDO EM ÉTICA

“Se você está na hora de criticar, pense um pouco, antes de iniciar”. Não condene. Ajude ao outro. Cultive serenidade. O perdão é uma das mais sublimes ações que existe. Pratique-o e serás feliz. O amor fortalece o Espírito e o coração. Todos nós seres humanos devemos ter em mente o significado da palavra ética. Podemos sinonimizar que ética é tudo aquilo que ajuda a tornar melhor o ambiente para que se estabeleça um convívio saudável. De uma maneira ainda mais simplificada e direta quer dizer: agir corretamente sem querer prejudicar ninguém. A ética aliada aos preceitos acima epigrafados toma uma conotação mais forte, mais pura e sublime, vindo imantar diretamente em nossos corações, e por consequência em nossas ações. Palavra de derivação latina ethica e grega. Ethiké na filosofia refere-se ao estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto.

O bem e a moral estão ‘associadas ou aneladas’ ao significado de ética. Reforçando o que foi assinalado como bem e moral podemos classificar como a parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano, refletindo especialmente o respeito da essência das normas, dos valores, prescrições e exortações presentes em qualquer realidade social. Pelo comportamento do meio em que estamos inseridos podemos classificá-lo de ético ou não. A ética também representa o conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um individuo, de um grupo social ou de uma sociedade. O conjunto de regras de conduta moral, deontológica e científica dos profissionais de saúde com relação aos pacientes é ethìca ('ética, moral natural vindo da adjetivação grega (éthikós), feminina singular) (ético, relativo à moral', e no substantivo no neutro plural (tà éthicá ') tratado sobre a moral e ética'). Aplica-se, o modo de ser, o caráter, costume (mos), tipicamente humano que não é natural. O hominal nasce com ele como se fosse um instinto, mas que é “adquirido ou conquistado por hábito”.

Podemos dizer que o homem é o produto do meio em que vive, mas que esse meio é feito por ele mesmo. Etimologicamente, não passa de uma realidade humana construída através da história e relativo ao meio social iniciando-se pelas relações coleivas dos seres hominais, nas sociedades onde nascem, crescem e vivem. Seria de fácil compreensão a distinção entre ética e moral? A ética já foi bastante debatida aqui, enquanto o ou (a) moral podemos dar a sua conotação específica. A maioria dos dicionários se posiciona sobre o seguinte aspecto: “(palavra derivada do latim morale, ‘relativo aos costumes’)”. Já na filosofia representa o conjunto de regras de conduta consideradas como válidas, quer de modo absoluto para qualquer tempo ou lugar, quer para grupo ou pessoa determinada de conformidade com amoral e ética. O que há de moralidade em qualquer coisa e relativo à moral. Conclusão moral que se tira de uma obra, de um fato entre outros aspectos, o conjunto das nossas faculdades morais; brio, vergonha, que tem bons costumes e ainda ao relativo ao domínio espiritual (em oposição a físico ou material).

Apesar de uma grande maioria usar as duas palavras como sinônimas, alguns estudiosos fazem uma distinção entre as duas palavras. A ética seria filosófica e científica, enquanto a moral seria um conjunto de normas, preceitos, costumes, valores e princípios, que norteiam o comportamento dos humanos no seu grupo social, normativa. A ética seria definida como teoria, conhecimento, ou a ciência do comportamento moral, visando exemplificar, justificar, compreender e criticar a moral ou as morais de uma sociedade. A palavra sociedade tem derivação latina como as demais. Societate é o agrupamento de seres que vivem em estado gregário, bem como ao conjunto de pessoas que vivem em certa faixa de tempo e de espaço, seguindo normas comuns, e que são unidas pelo sentimento de consciência do grupo; corpo social. Refere-se também ao grupo de indivíduos que vivem por vontade própria sob - normas comuns; comunidade, sendo o meio humano em que o indivíduo se encontra integrado.

Pode ser também a relação entre pessoas; vida em grupo; participação, convivência, comunicação ou o conjunto de indivíduos que mantêm relações sociais e mundanas. Grupo de pessoas que se submetem a um regulamento a fim de exercer uma atividade comum ou defender interesses comuns; agremiação, centro, grêmio, associação. A sede de tais sociedades; clube, grêmio. Companhia de pessoas que se agrupam em instituições ou ordens religiosas; companhia. Parceria, associação. Juridicamente o contrato consensual pelo qual duas ou mais pessoas se obrigam a reunir esforços ou recursos para a consecução dum fim comum. Na sociologia seria o corpo orgânico estruturado em todos os níveis da vida social, com base na reunião de indivíduos que vivem ‘sob – determinado’ sistema econômico de produção, distribuição e consumo, sob um dado regime político, e obediente a normas, leis e instituições necessárias à reprodução da sociedade como um todo; coletividade.

Certamente alguém haverá de dizer que são duas palavras com significados meios complicados, mas na realidade não é. Uma seria mais filosófica e a outra mais comportamental. Para ser ético o meio tem muita influência, mas para se chegar à ética é preciso se aliar a educação e aos bons costumes. Não aja pelo instinto e sim pelos bons costumes. Nenhum homem é um mar de doçura e educação. Como ser imperfeito ele pode agir pela ética ou pela moral. O bom seria que fôssemos morais e éticos. Diante de uma situação complicada pense duas vezes antes de agir. Para isso, é forçoso procurar o lado melhor das coisas e ocorrências, a outra face das pessoas e circunstâncias. Em muitos episódios de nossa caminhada na Terra, porque a provação nos visite, afundano-nos em desânimo, todavia, em nos apercebendo com segurança quanto à significação desses exemplos, a colocação em prática dessas duas palavras nós estaremos sem dúvida evoluindo socialmente e espiritualmente. As injustiças socioeconômicas é uma forma de discriminação, o preconceito racial e sexual, a exploração do homem pelo homem foge a ética.

Para isso, devemos usar a razão acima de tudo, não agir pela força do hábito, dos costumes e das tradições. Se a tradição e os costumes são voltados para o mal fora deles. E para salvaguardara a honorabilidade nós temos que usar a ética sempre que possível. Algumas definições aqui colocadas foram extraídas do “Dicionário Aurélio”, e usamos também como fonte de inspiração “Aprenda a Trabalhar – oficina Estimulando para o Engajamento Profissional”. A obediência não despreza a firmeza, a fé construtiva não teme a adversidade. Em tudo que se faz existe a feição boa. O aspecto exterior nem sempre denuncia a realidade. Faça o bem sem olhar a quem. Se agires assim estará imantando a ética em suas ações.

ANTONIO PAIVA RODRIGUES- MEMBRO DA ACI-DA ALOMERCE- DA UBT-DA AOUVIRCE.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por paivajornalista@blogs.sapo.pt às 07:32



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Abril 2010

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930