Terça-feira, 14.09.10
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
A missão sublime do ensino e da aprendizagem envolve(m) ínclitos processos de metodologias, artifícios sublimares, planejamentos multifários para que, o aluno seja incurso no grande e meritório labor da experiência, e no elevado grau da experiência no ensino superior. Vivenciamos momentos de ansiedade, preocupação e exitosos depois de uma longa e duradora batalha, para nos afirmarmos e continuarmos na missão árdua no desenvolvimento da cultura da aprendizagem, após a conclusão do curso(s) de graduação. Um azimute aqui, outro acolá, mas a afirmação e a esperança se escoavam devido ao grau de dificuldades que encontrávamos em algumas faculdades para a formação de turmas coesas, que atendessem aos interesses, tanto do aluno, como o da instituição de ensino superior.
Uma luz resplandecente começa a reluzir, a piscar no final do túnel e ao nos aproximarmos ela brilhava com mais nitidez. Transparecia que o eugênico e ínclito desejo estava por se afirmar como esperávamos. Depois de muitas caminhadas, tempos e contratempos, uma porta larga e aberta surge a nossa frente. Estávamos diante da tão almejada oportunidade a que nos propomos. Depois de um longo e tenebroso inverno avistamos três letras brilhantes com destaque em caixa alta (FVJ). Pensamos por um momento: “mais uma sigla em nossa caminhada universitária”! Passamos por FIC, FGF e agora FVJ. Esquecemos as anteriores não com desejos excludentes, mas por se tratar de algo novo que surgia como esperança relevante para nossas pretensões. Faculdade Vale do Jaguaribe era a nova sigla que teríamos que enfrentar. O curso talvez não fosse tão almejado por nosso ego procriador de ideias, desejos e almejos.
Mesmo assim, resolvemos enfrentar uma experiência renascente que brotava a nossa frente. De Administração, Comunicação Social (Jornalismo) a Psicopedagogia. A mudança não iria nos transformar nem mudar a nossa vontade intrínseca de aprender algo novo e desconhecido, mesmo que vivenciássemos aspectos psicopedagógicos no decorrer de nossas vidas. Sem refutar, procuramos por meios sintonizantes unir o útil ao agradável. O teatro de operações estava livre e aberto, restava-nos apenas ubertosos pensamentos e ideias salutares para enfrentarmos mais uma batalha que estava a começar. Fomos bem recebidos. Encontramos no primeiro contato um ambiente sutil, salutar que veio sedimentar os nossos pensamentos e cimentar nossos propósitos. Diante de uma psicosfera sintônica, e de uma onomatopeia onde predominava a beleza feminina iniciamos nosso trilhar preparando nosso psiquismo sem recalcitrar e sem prescrever olhares de espanto e de desesperanças. A grande jornada estava iniciada, e o ponta pé inicial seria dado com a disciplina de Introdução a Psicopedagia, uma nave nova, mas com pilotis de muita experiência a nos repassar ensinamentos. Pilotis de bem até no nome, pois recebia a nomenclatura de “Luciana Bem”. Pensamos por um instante sobre psicologia, sociologia e filosofia, vindo a nossa mente a ideia forte de uma árvore do conhecimento, uma área de experiências vividas do dia a dia do nosso cotidiano.
Teríamos que separar uma das outras e nos atrelarmos a psicopedagogia com altivez e dinamismo. Pensamos: “Onde estamos e por quê? Imantamos ao écran em que estávamos sensações, reflexões, motivos, vantagens, desvantagens, vivências, acessos e descensos, comportamentos e maturidades”. Começamos a vivenciar vibrações magnéticas, pois algo estava para acontecer. “O bem saldou a todos falou sobre os aspectos da disciplina e solicitou que cada seguidor anunciasse as expectativas sobre sua localização na árvore da vida e enunciasse suas experiências e nome”. Foi uma chuva de pingos reluzentes e cada pingo tinha um referencial. “Pudemos anotar”: Anny; Dorothy; Alessandra; Ana; Amanda; Gláucia; Cláudia Rodrigues; Cida; Elanilse; Suelen; Karine de Castro; Andréa; Cláudia Lira; Eurismar; Camila; Kátia; Márcia; Joseline ou Jose como queiram; Regina; Fernanda; Silvânia; Elissandra; Karla; Cássia; Iva; Leonalda(Leo); Jaqueline; Fábia; Isabel Cristina: Cleide; Claúdia Olivia e o bendito sois Paiva.
Teoria do Conhecimento da Psicopedagogia com aulas nos dias 01, 06, 08, 13, 15, 20, 22, 27, e 29 de setembro com a regência da professora Luciana Bem. Falou em Psico( emocional) e Logia com diferenças sobre a Pedagogia( aprendizagem). Vieram à tona nomenclaturas como: Emocional, Cognitivo, Pedagógico e Motor, como também Teste de QI(psicológico), Grupos e áreas de Atuação. Em segundo momento ou na segunda aula alguns vídeos de grande importância foram mostrados, vistos e vivenciados. “Anotamos uma frase quiçá interessante: “A criança é o adulto de amanhã ou será o profissional do futuro ou amanhã”. Diversos aspectos sobre a criança foram salientados conseguimos anotar: Crianças em diversas situações: Carinho, aflição, repressão, revolta, problemas com professores, controle, sarcasmo, professor deixe as crianças em paz, um tijolo no muro”. A construção do ser humano através da criança. No epicentro da aula a professora colocou a disposição de cada integrante da sala de estudos uma carta com diversas situações e pedi que todos dessem opiniões sobre o conteúdo das mesmas. Foi uma diversificação de pensamentos fato de boa reciprocidade para o aprendizado de um modo geral. Alguns temas: Vida, amor, abraço, sabedoria, paz, decepção, limites, solidão, justiça, fidelidade, qualidades individuais, dialogo, bom-humor, verdade, cooperação entre outras. Diferença entre Psicopedagogia e psicologia foi ventilada, sendo que a psicologia insere no estudo o emocional, enquanto, a Psicopedagogia, o aprendizado.
No decorrer da aula foi discutido a Código de Ética da Associação Brasileira de Psicopedagogia, começando com a explicação do artigo primeiro e outros artigos. Trabalho sequencial acontece paulatinamente, trabalho preventivo (caráter preventivo), Titulação (mais de cinco anos de atividades de atividades) faz crescer em todos os sentidos, Produzir textos sobre psicopedagogia, incluindo nomes fictícios ou apenas iniciais, bem como ter o cuidado de colocar a imagem da criança sempre de costas.
Foi ventilado o Projeto Instituto Educah – Espaço Multidisciplinar, Centro de Vivências Educativas, Oficinas: fonoaudiologia entre outras. (Instituto Educah); Endereço eletrônico: (www.institutoedicah.blogspost.com.br/institutoeducarh@yahoo.com.br/ Endereço? Rua Júlio César, nº. 840-Bairro Jardim América/Fortaleza-Ceará/ Fone: 8530873639. Podemos definir a psicopedagogia como a aplicação da psicologia experimental à pedagogia. Pedagogia palavra de origem grega paidagogía tendo como sinonímia a teoria e ciência da educação e do ensino. Conjunto de doutrinas, princípios e métodos de educação e instrução que tendem a um objetivo prático.
O estudo dos ideais de educação, segundo uma determinada concepção de vida, e dos meios (processos e técnicas) mais eficientes para efetivar estes ideais. Profissão ou prática de ensinar. “ As tecnologias aparecem como instrumentos a serem utilizados pelo professor e pela escola e a preocupação central é a elaboração de propostas didático-metadológicas de utilização dos seus produtos e processos, tendo ou não sido produzidos para fins educacionais ou didáticos”. ( Carlos Alberto Loiola de Souza). Ao encerarmos essa síntese do que foi o nosso primeiro contato com a disciplina acima enunciada, queríamos acrescentar que para se vivenciar a psicopedagogia é necessário estar sempre em formação, vivenciar com denodo e dedicação a psicopedagogia, projetar ou estar em processo de criação. Para entender o que é Psicopedagogia, acredito ser importante ir além da simples junção dos conhecimentos oriundos da Psicologia e da Pedagogia, que ocorre com bastante frequência no senso comum, isto porque, em sua própria denominação Psicopedagogia aparece “suas partes constitutivas – psicologia + pedagogia – e que oferece uma definição reducionista a seu respeito”, como nos ensina Julia Eugenia Gonçalves. Vivenciar Psicopedagogia é um estado de ser e estar sempre em formação, projetação e em processo de criação. Na visão de Eugênia Gonçalves psicopedagogia é uma área de leigos a estudantes de psicopedagogia, mas muitos ainda questionam sobre a função do psicopedagogo nos diversos âmbitos: educação, saúde, ação social, clínica e institucional.
Para entender o que é Psicopedagogia, acredito ser importante ir além da simples junção dos conhecimentos oriundos da Psicologia e da Pedagogia, que ocorre com bastante frequência no senso comum, isto porque, em sua própria denominação Psicopedagogia aparece “suas partes constitutivas – psicologia + pedagogia – e que oferece uma definição reducionista a seu respeito”, Sem esquecer jamais os preceitos da Associação Brasileira de Psicopedagogia que nos fala: ”A Psicopedagogia é uma área de conhecimento e pesquisa na atuação interdisciplinar, voltada para os processos de ensino-aprendizagem, que integra o diagnóstico e a intervenção em situações que envolvam esses processos no plano individual grupal e institucional.
Considera a análise do contexto em que se desenvolve o processo de aprendizagem; a leitura dos problemas que emergem da e na interação social voltada para o sujeito que aprende; busca compreender os fatores que intervêm nos problemas, discriminando o particular e o geral, o específico e o universal, na busca de alternativas. De ação para uma mudança significativa nas posturas frente ao ensinar e ao aprender. Organiza-se como área teórico-metodológica própria, a partir de várias áreas do conhecimento da educação e da saúde naquilo que se aplica à compreensão dos processos, analisando-os e respeitando o Código de Ética da Psicopedagogia, garantindo uma postura socialmente comprometida com a realidade brasileira.” Pense nisso”!
PALAVRAS USADAS: Ínclito- Egrégio, celebrado, ilustre, insigne. Sublimar:- tornar-se sublime, exaltar-se, exalçar-se, engrandecer-se - Distinguir-se, sobressair, salientar-se, relevar-se. Multifárias:- Que tem muitos aspectos; variado; multímodo. Labor:- Trabalho, faina, lavor. Reluzir:- Luzir muito; resplandecer, brilhar. Manifestar-se, transparecer, vivamente. Eugênico:- Relativo à, ou próprio da eugenia. Que favorece o aperfeiçoamento da reprodução humana. Que, pelo seu bom desenvolvimento, atende às exigências da eugenia. Excludentes:- Que exclui. Intrínseca:- Que está dentro de uma coisa ou pessoa e lhe é próprio; interior, íntimo. Que está inseparavelmente ligado a uma pessoa ou coisa; inerente; peculiar. Refutar:- Dizer em contrário; desmentir; negar. Ser contrário a; não aceitar; reprovar, desaprovar. Combater com argumentos, contestar, contradizer, desfazer, ou tentar desfazer, as razões ou objeções de; contestar, contradizer. Sintônica:- Condição de um circuito cuja frequência de oscilação é igual à de outro circuito ou à de um campo oscilante externo, acordo mútuo; harmonia, reciprocidade. Estado de quem se encontra em correspondência ou harmonia com o meio. Ubertoso:- Fecundo, abundante e farto. Sedimentar:- Tornar estável; dar sedimento a; consolidar. Recalcitrar:- Resistir com obstinação; insurgir-se, revoltar-se, rebelar-se, resistir, desobedecendo; não ceder; revoltar-se, rebelar-se, insurgir-se, retorquir ou replicar de modo descortês. Cimentar: Firmar, consolidar, colocar cimento. Exitosos:- Que produz êxito. Onomatopeia:- Palavra cuja pronúncia imita o som natural da coisa significada (murmúrio, sussurro, cicio, chiado, mugir, reco-reco, tique-taque). Sutil- Tênue, fino, delgado, grácil, agudo, penetrante, fino, muito miúdo; quase impalpável feito com delicadeza. Perspicaz, hábil, engenhoso, talentoso. Pilotis:- O conjunto das colunas que sustentam uma edificação, deixando área livre para circulação no pavimento térreo. Quiçá:- Talvez, porventura; quem sabe. Cognitivo:- Relativo à cognição, ou ao conhecimento. Sarcasmo:- zombaria.
ANTONIO PAIVA RODRIGUES- CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA DA FACULDADE VALE DO JAGUARIBE(FVJ)
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por paivajornalista@blogs.sapo.pt às 11:16