Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PAIVAJORNALISTA

Esse blog tem uma finalidade muito importante, isto é, levar aos conhecimentos dos leitores e amigos os mais diversos assuntos relacionados com o nosso dia a dia. Crônicas, Artigos, Poemas, Poesias, Atualidades, Política entre outros.



Quinta-feira, 22.12.11

UM ANO QUASE NO FINAL!


UM ANO QUASE NO FINAL!

“Force os nervos, a mente, o coração, para corrigir o que há de errado, trazer nova expressão ao rosto e crescer como lhe compete. Com disciplina e esforço, você se aprimora e chega à vitória sobre si mesmo, ao acerto, à paz, à prosperidade tão desejada.” (Lourival Lopes).

O tempo mostra a todos os seres humanos que é um elemento da natureza responsável por todas as transformações nos seres vivos, ele passa e não notamos, crescemos e não sentimos, ficamos maduros e não percebemos, entramos na fase da evelhecência, e aí tomando ciência de que o tempo não tem complacência como ninguém. Existem tempos bons, regulares e ruins, e por inteligência devemos escolher o rol dos tempos bons, ou dos bons tempos. Tempos de vacas magras, de vacas gordas, tempos de solidão e de alegrias, de fraternidade e de caridade, de violência e outros tempos salutares e geênicos, entretanto a escolha pelo preferido fica a critério de cada um. Nesse mundo vida e morte caminham lado a lado, e a preservação da vida é algo de sublime. Aqueles que tiram a vida de seus semelhantes não estão isentos de punibilidade, pois o grande Mestre Jesus afirmava com tanta veemência em suas pregações: “A Árvore que não der bons frutos, deve ser cortada e ateada ao fogo”. (grifo nosso). Quando Jesus se dirigia as multidões, ele pregava e usava muitas parábolas e para um bom entendedor, duas palavras bastam.

Árvore nas palavras do Nazareno significa o homem mal, aquele que por qualquer motivo ou motivos banais, ceifava a vida de seus irmãos. Muita coisa mudou com o passar do tempo, mas mudou para pior em determinadas situações. Na violência, no tráfico e consumo de drogas, na prostituição infantil e adulta, na exploração e venda do próprio corpo, no tráfico de crianças, no egoísmo, na inveja e na prolixidade. O que fazer? Não sabemos. Se as próprias autoridades que comandam os destinos do País, são as que mais se beneficiam com as benesses do dinheiro público, através de lavagem de dinheiro, do contrabando, da corrupção, da grilagem, das licitações viciadas entre outras mazelas, que só atrasos nos proporcionam. Estamos escaldados com tantos desmandos, enquanto eles embolsam milhões de dinheiro para seus bolsos já superlotados, nós pobres barnabés, temos que sofrer com as migalhas que o governo nos oferece, quando dos reajustes salariais.

Chegará um tempo, e não está tão longe que o povo através do sofrimento não suportará mais e poderemos enfrentar uma sangrenta guerra civil. Se realmente isso acontecer os terroristas que estão no poder o que vão dizer? Vão pedir socorro aos militares perseguidos, aos pobres esquecidos, ou eles mesmos vão por as mãos nas armas para enfrentar os revoltosos. Não queríamos passar por deletéria situação, mas não está descartada a possibilidade. Vejam o que se passa no écran brasileiro e que nos envergonham: “Bandidos de peruca”, assaltam banco, trocam tiros e fogem de Kombi. No começo, da tarde do dia 20/12, após assaltarem o Bradesco da Avenida 13 de maio, dois bandidos – um deles usando peruca – correram em direção ao Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Houve troca de tiros com a Polícia, mas os criminosos conseguiram fugir, entrando em uma Kombi. Estranhamos os fatos das portentosas viaturas Hilux compradas pelo governador do Estado para as duas Polícias não terem condições d perseguirem uma Kombi! Durma-se com tanto barulho.

O governador do Estado do Ceará não teve a inteligência necessária para pensar na construção de um Hospital de Base para prestar serviços médicos, durante os eventos da Copa das Confederações e da Copa do Mundo, visto que, o IJF (Instituto José Frota) de responsabilidade da Prefeitura de Fortaleza, não comporta mais o grande número de acidentados que para lá são levados. $0 mil atendimentos nos fins de semana. Vítimas de acidentes de trânsito lideram as ocorrências. Com a proximidade das festas de fim de ano, atenção redobra na unidade. Metade dos pacientes do IJF vem do interior do Ceará, quando somente Fortaleza , Itaitinga, Eusébio e Aquiraz deviam ser atendidos. Segundo a administração do hospital, essa é a causa de constante lotação da unidade. O Ceará tem 184 municípios, todos eles têm secretaria de saúde e recebem verbas para a saúde, no entanto não existem hospitais a altura para atender seus habitantes, e os casos mais graves vem para o Frotão e o HGF (Hospital Geral de Fortaleza) que tem em média mais de 150 pacientes em maca esperando por uma bendita vaga num leito da unidade hospitalar.

A situação da saúde no Ceará é triste e calamitosa, mas o governo gasta milhões em publicidade mostrando alguns hospitais no interior, que na realidade não funcionam, pois são verdadeiros elefantes brancos, já que o governador do Estado tem horror em investir no homem. Dezembro registra a maior temperatura do ano. O calor que o abanador não espanta faz a festa dos vendedores de água, ventiladores e aparelhos de ar-condicionado. O vento faz falta, e dezembro registra a maior média de temperatura do ano em Fortaleza. A falta de ventos é a maior responsável pela elevação da sensação térmica nesse período do ano. Dezembro registrou em média 1,5° C mais alta do que a média do ano. Mais do que nunca, proteger a pele do sol e beber muito líquido são medidas essenciais. Mutirão carcerário soltou 36 mil no País de 2008 a 2011. Os relatos dos juízes revelam que a maioria das unidades prisionais está superlotada e sem salubridade. São Paulo é o Estado que tem maior número de presos. Este fato mostra com todas as nuanças que o Governo Federal e os Governos Estaduais, praticamente nada investiram em termos de segurança, e a situação não poderia ser outra. Investir no ser humano ainda seria a melhor saída para minorar a violência reinante no Brasil.

Desde a criação do programa de mutirões carcerários pelo CNJ, em agosto de 2008, já foram analisados 408. 894 processos em todo país. Em mais de três anos de trabalho, a mobilização permitiu a libertação de 36.318 presos, ou cerca de 9% do total de processos revisados, mas como não existe ressocialização nos presídios a tendência, é que a grande maioria volte de onde saiu, aos presídios. Licitação – Empresa diz que Conselho Nacional de Justiça (CNJ) direcionou concorrência pública. Para a multinacional IBM, algumas exigências previstas em edital favoreceram a concorrente Oracle. Durma-se com tantas irregularidades. Investigação de juízes. Decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) esvazia poderes do CNJ (Conselho Nacional de Justiça). Decisão liminar do SFF limita ação do CNJ na investigação de juízes sob suspeita de irregularidades. A decisão atende ao pedido de liminar em Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 4638) ajuizada pela Associação dos Magistrados Brasileiros contra a Resolução 135, do CNJ, que uniformiza normas relativas ao procedimento administrativo disciplinar aplicável aos magistrados.

Parece-nos que o STF está indo de encontro aos anseios do povo, pois tem aprovado coisas horrorosas, esse do Jáder de Barbalho foi o fim de linha para a Corte Maior do País, e agora nos casos dos juízes o STF escancara tudo. Governador ditador se vinga das manifestações dos policiais e oferece um mísero reajuste aos servidores do Estado. Servidores estaduais terão reajuste de 7% em janeiro. Governo do Estado concedeu aumento linear de 7% para toda a categoria de funcionalismo a partir de janeiro. O reajuste repõe 6,5 de IPCA e soma 0,5% de ganho real. Anúncio foi feito durante a discussão com o secretariado. Na reunião do Monitoramento de Ações e Programas Prioritários (MAPP), foram analisadas datas de inaugurações de obras e avaliações de recursos previstos e empenhados para as obras em andamento.

Conforme Eduardo Diogo, o aumento diferenciado para categorias que têm negociação paralela, não pode ser dado agora para não romper o critério isonomia.  “O aumento diferenciado tem que ser dado em algumas vantagens, de forma específica como foi feito no caso da educação”. Então, o aumento geral para todo o funcionalismo, é da ordem de 7%. E depois, para cada caso específico, vamos conversar. Essas afirmações do secretário do governo é apenas colocar chupeta na boca de nenê, pois como este governador que esta aí nunca haverá diálogo, visto que ele guarda mágoa de todos os funcionários públicos. Reunião com governo – Servidores não aceitam exclusão de liderança. Os servidores estaduais decidiram que só participam do Fórum com o governo se o representante dos policiais e bombeiros não for excluído. No dia 20/12, última terça-feira, 50 líderes de servidores estaduais abandonaram reunião com o governo do estado após o representante dos policiais militares e Corpo de Bombeiros ser impedido de participar do encontro. É ou não ditador o Senhor Governador Cid Gomes?

Enquanto apresentava as obras da linha Sul do Metrofor a deputados estaduais, o governador Cid Gomes (PSB) foi surpreendido por uma manifestação de policiais e Bombeiros, Pedro Queiroz, presidente da Associação de Praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Ceará, foi um dos líderes da manifestação. Pela manhã, policiais e bombeiros foram à Assembleia cobrar dos deputados ação mais efetiva na negociação salarial com o governo. De noite, quando seria realizada a reunião entre governo e servidores, Pedro Queiroz foi impedido de entrar no Palácio da Abolição e os demais servidores resolveram se retirar do encontro. Queiroz se diz vítima da retaliação por parte do governador. Ele também ameaçou o capitão Wagner que é deputado estadual. Justiça determina nova mudança na composição da Assembleia. O Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ-CE) defende que a vaga de deputado é do partido e não da coligação, como atualmente entende a Assembleia. Presidência ainda não encaminhou mudança.

Na cidade de Pacajus, interland cearense, vereadores apuram denúncia que pode levar a impeachment. Vereadores do município acataram denúncia de corrupção contra prefeito e constituíram comissão processante. Conversa com internautas – Cid Gomes reaparece na Web, mas escolhe as perguntas. Pela terceira vez nesse ano, o governador Cid Gomes (PSB) aparece o Twitcam para conversa com internautas. Em janeiro desse ano, o governador Cid Gomes já havia respondido perguntas de internautas pelo Twitcam. Na ocasião, dentre outros assuntos, ele falou da expectativa sobre o governo da presidente Dilma Rousseff.  Assembleia – Barrados, militares protestam. Galerias estavam ocupadas, em parte, por alunos da rede pública estadual, o que deixou PMs e bombeiros fora da casa. Eles tinham ido ao Legislativo para pedir apoio aos deputados nas negociações com o governo.  A presença de bombeiros e policiais na Assembleia aconteceu três dias após protesto contra o governador Cid Gomes (PSB) em obra do Metrofor. A manifestação gerou tumulto e abreviou a visita, da qual também participavam deputados. Nesse caso a Assembleia Legislativa não é mais a casa do povo e sim de uma maioria de deputados bajuladores. Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES- MEMBRO DA ACI – DA ALOMERCE- DA UBT- DA AVSPE- DA AOUVIRCE- DA ACE E DA ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE ESCRITORES E ARTISTAS.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por paivajornalista@blogs.sapo.pt às 06:08


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Dezembro 2011

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031