Logo da Copa ou do ParTido?
Por Hiram Reis e Silva, Porto Alegre, RS, 11 de julho de 2010.
O logotipo da Copa de 2014 vai ganhando cada vez mais espaço na mídia. Seu feio e óbvio formato de Copa verde-amarela parece sugerir que seus criadores estão contando como certa a vitória da seleção brasileira. O formato lembra, ainda, uma face encoberta por uma mão envergonhada diante da violência e dos inúmeros desvios de conduta moral que assolam a nação.
Talvez, o mais polêmico item do famigerado símbolo, seja um 2014 vermelho que deveria, se não conhecêssemos os meandros do poder, retratar a cor do continente americano, caso seus criadores tivessem importado a cor que representa a América no símbolo olímpico. Os anéis criados, em 1913, representam os cinco continentes harmonicamente irmanados pelo esporte: Verde - Europa, Amarelo - Ásia, Preto - África, Azul - Oceania e, finalmente, Vermelho - América. Certamente, a intenção dos artífices não foi homenagear o continente americano, mas o ParTido político que aprovou o ‘logo’ mais horrendo de todas as Copas Mundiais.
- Brasil apresenta oficialmente logotipo da Copa 2014
Fonte: Celso Paiva, Quinta, 08 de julho de 2010 (Direto de Johannesburgo)
“Acabou o mistério, e o logotipo da Copa do Mundo de 2014 já é oficialmente do conhecimento de todos. O COL (Comitê Organizador Local) apresentou o desenho, que tem uma clara referência à Taça FIFA, nesta quinta-feira, em um evento realizado em Joahannesburgo que marcou o pontapé inicial para a competição em solo brasileiro.
A logomarca tem o esboço da imagem do troféu do Mundial sendo formado por três mãos. As cores que predominam são o verde e o amarelo, presentes na bandeira do Brasil, mas o número 2014 foi pintado de vermelho. Em baixo do desenho, está escrito ‘FIFA World Cup’ (Copa do Mundo FIFA) em azul e ‘Brasil’ em verde.
Para a escolha do emblema, que estará nas camisas de todas as seleções que participarão das Eliminatórias do Mundial e também da competição a ser organizada pelos brasileiros, foi reunida uma comissão de notáveis - o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, o secretário-executivo da FIFA, Jérôme Valcke, o arquiteto Oscar Niemeyer, o escritor Paulo Coelho, a cantora Ivete Sangalo, a modelo Gisele Bündchen e o designer Hans Donner -, que escolheram entre opções sugeridas por várias agências. (...)”
- Designer critica logo da Copa 2014: ‘É uma porcaria’
Fonte: Dayanne Sousa - Sexta, 9 de julho de 2010 (terramagazine.terra.com.br)
“O logotipo da Copa do Mundo do Brasil não representa o país, sentencia o designer gráfico Alexandre Wollner. Autor de mais de 180 logotipos - entre eles alguns bem familiares, como o do Itaú ou da Papaiz - ele ficou bastante insatisfeito com a marca oficial da Copa de 2014. ‘É uma porcaria’, lamenta.
A piada que ficou famosa no Twitter depois da divulgação do logo nesta quinta (8 de julho) comparou a marca com a silhueta do líder espírita Chico Xavier. Wollner também enxergou no desenho um rosto, mas fez uma crítica ainda mais ferrenha.
- Olha bem para o desenho: é uma cara com a mão no rosto dizendo ‘que vergonha’. Sabe quando você fala ‘que vergonha’ e põe a mão no rosto?
O objetivo do logo é representar a taça da Copa usando mãos que se entrelaçam. A escolha, porém, foi cercada de polêmica. A ADG (Associação dos Designers Gráficos do Brasil) publicou uma nota em que disse que foi excluída do processo pela FIFA. Além disso, o júri que elegeu o vencedor não foi composto por especialistas, mas tinha a modelo Gisele Bündchen, o escritor Paulo Coelho e a cantora Ivete Sangalo.
Para Wollner, o processo foi antiético:
- É isso que é a falta de ética. Não respeitam os profissionais, o profissionalismo. (...)”
Solicito Publicação
Coronel de Engenharia Hiram Reis e Silva
Professor do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA)
Acadêmico da Academia de História Militar Terrestre do Brasil (AHIMTB)
Membro do Instituto de História e Tradições do Rio Grande do Sul (IHTRGS)
Colaborador Emérito da Liga de Defesa Nacional
Site:
http://www.amazoniaenossaselva.com.brE-mail: hiramrs@terra.com.br