Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

PAIVAJORNALISTA

Esse blog tem uma finalidade muito importante, isto é, levar aos conhecimentos dos leitores e amigos os mais diversos assuntos relacionados com o nosso dia a dia. Crônicas, Artigos, Poemas, Poesias, Atualidades, Política entre outros.



Segunda-feira, 01.11.10

DESAFIOS

DESAFIOS




Temos muitos desafios pela frente, mas nos parece que a população continua alheia aos fatos. O capitalismo vive hoje, em pleno século XXI, uma profunda reestruturação que está exigindo dos cidadãos muita responsabilidade. Os destinos da nação brasileira foram traçados nesse período eleitoral, em que dois candidatos inexpressivos politicamente, concorreram ao cargo de presidente da República Federativa do Brasil. Muita gente inebriada pela força da publicidade política, ainda não deixou a ficha cair. “Todos afirmam com euforia”: a primeira mulher como presidente ou presidenta da nação brasileira. Até aí tudo bem.



Uma revisão completa e rigorosa não só de conceitos como dos mecanismos da sociedade precisa ser executada com urgência. Eleita pelo excesso de assistencialismo proporcionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a candidata Dilma não poderá falhar nas prerrogativas e propostas preparadas por sua equipe, e enganar o povo como fez o presidente quando era candidato a presidência pela primeira vez. Tudo que prometeu não cumpriu. Colocou um fardo pesado nos aposentados do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) descontando um percentual para previdência dos míseros salários de aposentados e inválidos.



Transformou-se num “cego”, fez como que não estivesse vendo os desmandos políticos acontecidos em sua gestão. A candidata eleita afirmou em seu primeiro discurso que irá bater em sua porta várias vezes. Alias, nota-se que a candidata em termos políticos está cruazinha, e se não escolher bem o seu ministério, a derrocada será uma tsunami. Não acreditamos que ela vá escolher os mensaleiros, os anões do orçamento, os meias com dinheiro, as cuecas com dólares para seus assessores diretos e indiretos. Colocando-se na balança o fiel vai ficar desnorteado, pois o seu partido está repleto de corruptos e corruptores.



Se ela não escolher os bons políticos que ainda temos para lhe assessorar tememos pela sorte do Brasil Varonil. Temos tristes lembranças acontecidas com o Partido dos Trabalhadores (PT). O assassinato de prefeito de Campinas Celso Daniel, do Toninho do PT, do lamaçal que norteou o governo Lula, as duas drásticas gestões do PT em Fortaleza com Maria Luiza e agora com Luizianne Lins. Temos andado pelo interior do Nordeste e a miséria continua como “dantes no quartel de Abrantes”. Educação, Segurança e Saúde, inexistem. A desertificação é notória e as cidades ainda são abastecidas por carros-pipas. O que vemos com muita nitidez é demagogia demais. O heliporto do IJF (Instituto José Frota) previsto para ser entregue em três meses, só será entreguem em 2011, palavras da prefeita.



O Hospital da Mulher vai seguir os passos do Metrofor e sua inauguração levará o mesmo tempo em que foi construída a Catedral da Sé aqui em Fortaleza. Naquele imenso terreno deveria ter sido construído um hospital de base com atendimentos distintos para mulheres, idosos, crianças, acidentados, queimados aliviando o Frotão. As esmolas oferecidas pelo governo Lula com dinheiro dos nossos impostos fez surgir uma nova classe social, as dos papudinhos. O mais vergonhoso é que uma quantidade enorme de políticos se acercou do presidente, para tirar proveito e conseguir se eleger. Esses nós nominamos de “pouca luz”. Uma análise do sistema produtivo, relações de trabalho, cidadania, exercício do poder, ciência e tecnologia - direitos e deveres, classes sociais não poderá haver titubeio no próximo governo. As promessas foram muitas. Será que o caixa do País está ordenado?



Queríamos saber, mas mesmo assim temos uma ideia de como esteja. Que os valores básicos da sociedade capitalista, como o trabalho não sejam deixados de lado, que a atividade informal seja extinta e dê lugar à formalidade, aliás, no Brasil a pirataria dominou o mercado. Temos que repensar nos padrões, dar fim às irregularidades reinantes, que se ordene a vida social e que a hierarquia seja ponto alto e forte do governo. Sem essas bases teremos um governo fraco, mambembe, e os novos desafios morrerão no nascedouro. O mundo contemporâneo, ou pós-clássico, como denominam alguns sociólogos, exige a retomada e a análise de conceitos consagrados, como a divisão social do trabalho.



Estado nacional e democracia. Transformar uma sociedade retrógrada em eficiente e conhecedora dos problemas sociais e de seus deveres. Estamos carentes de bons governos e não queremos somente somar almejamos multiplicar, usando a ética e sem exploração da população carente, pois a população brasileira em seus 70% ganha até três salários mínimos. Que a violência, a exploração sexual e infantil, os desmandos políticos, os sequestros, o trafico de drogas e influência, as licitações viciadas, as obras inacabadas, a exploração da população por políticos sagazes sejam jogadas para escanteio. É o mínimo que poderemos esperar de um governo que prometeu demais, até avião supersônico sem piloto para proteger as fronteiras do país foi ventilado em debate político. Pode Freud?



Vamos esperar para ver como fica. Se a emenda for pior do que o soneto, estaremos aniquilados. Não se esqueçam do projeto Copa do Mundo de futebol de 2014, das Olimpíadas, que a paz volte a reinar no Rio de Janeiro e São Paulo e que o trem bala tão prometido não fique somente no trem, pois bala já tem demais. A Trindade Social precisa ser revista com urgência, pois a saúde, a educação e a segurança que temos estão sucateadas. A qualidade desses serviços passa por excelentes treinamentos, assistência social condigna e remuneração condizente. O Governo do estado do Ceará tem se preocupado com viaturas portentosas, delegacias luxuosas, mas comete um grande pecado, não investe no homem. O resto será visualizado em filme 3D, pois haverá necessidade de uma visão mais apurada para vislumbramos as promessas e as obras faraônicas concluídas. Pense nisso!



ANTONIO PAIVA RODRIGUES- MEMBRO DA ACI- DA ALOMERCE- DA UBT- DA AOUVIRCE E DA AVSPE

Autoria e outros dados (tags, etc)

por paivajornalista@blogs.sapo.pt às 11:23



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Novembro 2010

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930