Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PAIVAJORNALISTA

Esse blog tem uma finalidade muito importante, isto é, levar aos conhecimentos dos leitores e amigos os mais diversos assuntos relacionados com o nosso dia a dia. Crônicas, Artigos, Poemas, Poesias, Atualidades, Política entre outros.



Quinta-feira, 21.02.08

CAMPANHA PERMANENTE TESTE DO OLHINHO

CAMPANHA PERMANENTE TESTE DO OLHINHO

Campanha Permanente Teste do Olhinho


Acontece no próximo dia vinte e quatro de fevereiro na Av. Visconde do Rio Branco 1742 – Centro – Fortaleza –CE. Das 08:00h às 12:00h. A quarta edição da Campanha Permanente do Teste do Olhinho (gratuitamente) com o objetivo de avaliar o reflexo vermelho dos olhos em bebês e crianças, possibilitando - o mais precocemente possível – a identificação de anormalidades e doenças oculares. As mesmas se não forem tratadas com urgência, fatalmente prejudicarão e modificarão a qualidade de suas vidas para sempre, podendo - em casos mais graves - levar à cegueira e à morte.

Vale ressaltar que o olho é o órgão do corpo humano formado por 3 túnicas. Fibrosa, nervosa e vascular por onde é percebida a visão.
A Visão é um sentido percebido pelo o olho.
É fundamental esclarecer que a criança ao nascer, o olho está formado, porém a visão é desenvolvida conforme a estimulação luminosa recebida pela retina.
Para que a luz chegue até a retina é necessário que o seguimento anterior do olho (córnea, cristalino, humor vítreo e humor aquoso) esteja transparente. E o olho deve está anatomicamente correspondendo às medidas normais e devidamente alinhado.
E na ausência de um destes fatores, haverá comprometimento da visão. O teste do olhinho possibilita detectar qualquer uma destas anomalias. A cor do reflexo é a resposta para o OPTOMETRISTA.


A IMPORTÂNCIA DO TESTE DO OLHINHO

O objetivo fundamental deste exame é evitar a Ambliopia (conhecida como olho preguiçoso), que é o não desenvolvimento normal da visão de um dos olhos (raramente se manifesta bilateralmente), provocando baixa visão e até cegueira. Existem três causas que levam à ambliopia:


1. Patológica – Origens patológicas são causadas por doenças como glaucoma, catarata, câncer (retinoblastoma). Nestes casos, o optometrista identifica o problema através do reflexo vermelho e encaminha obrigatória e imediatamente para o médico oftalmologista, para o devido diagnóstico e tratamento;

Fig. 1 – Opacidade (catarata). Fig. 2. – Tumor – Retinoblastoma.


2. Refrativa - Quando um dos olhos ou ambos nasce com anormalidades em suas medidas, apresentando alta dioptria (grau), como miopia, astigmatismo e hipermetropia. Aqui, o optometrista está legalmente capacitado para solucionar o problema prescrevendo o uso de óculos, além de terapias para estimular o desenvolvimento da visão.


3. Estrábica – A criança apresenta desvio ocular. No primeiro momento, o optometrista realiza exercícios e procedimentos para que a luz chegue até a retina, desenvolvendo a visão. Em seguida, o bebê é encaminhado para o médico oftalmologista, onde a cirurgia corrige o desvio ocular.


COMO SE FAZ O TESTE DO OLHINHO?

.
Foto 1.

Ele é rápido (duração média de dois minutos), fácil, indolor para o bebê e dispensa instilação de anestésicos ou colírios. O Optometrista utiliza uma fonte de luz que sai de um aparelho chamado oftalmoscópio, observa os olhos do bebê, analisando o reflexo que vem das pupilas. Quando a retina é atingida por essa luz, os olhos saudáveis refletem simetricamente reflexos vermelhos.

Foto 2


Foto 2 - Criança com reflexo vermelho normal. A retina é vermelha. Mostra que as estruturas do olho (córnea, câmara anterior, íris, cristalino, humor vítreo ) estão transparentes, e, o olho encontra-se anatomicamente nas medidas normais e alinhados, permitindo que a retina seja atingida pela luz, de forma normal. Por este motivo, a luz reflete esta cor.

Foto 3.

Foto 3 - Reflexo anormal. Quando há alteração na estrutura do olho, geralmente não se observa o reflexo vermelho, ou seja, este olho tem uma patologia e o optometrista tem que encaminhar com urgência para o médico oftalmologista, profissional capacitado para diagnosticar e tratar de imediato, evitando que a criança tenha seqüelas irreversíveis na visão.


A Organização Mundial de Saúde divulga que, pelo menos 60% das causas de cegueira ou de grave seqüela visual infantil podem ser prevenidas ou tratáveis, se forem detectadas precocemente. Além disso, mais de 50% das crianças somente têm o problema de visão descoberto quando estão cegas, ou quase cegas, para o resto da vida. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 16,5 milhões de brasileiros (10% da população) sofrem de algum tipo de deficiência visual. Desse total, 20% a 30% são crianças.”. Daí a importância fundamental do Teste do Olhinho.

ATUAÇÃO DO OPTOMETRISTA NO TESTE DO OLHINHO

No Brasil, a profissão de Optometrista é devidamente regulamentada por lei (inclusive com reconhecimento do Supremo Tribunal Federal - STF), com atribuições definidas na Classificação Brasileira de Ocupações do Ministério do Trabalho – CBO/MTE, condições fundamentais para a boa execução do Teste do Olhinho. Além disso, há Universidades e Centros Técnicos de formação específica.
No mundo, a profissão de Optometrista já existe a mais de cem anos, tendo surgido como atividade profissional - pela primeira vez - nos Estados Unidos por volta dos anos de 1860-1870. Atualmente, é uma profissão completamente difundida e respeitada no mundo inteiro; está presente de forma regulamentada em mais de 130 países: Estados Unidos; Canadá; México; Cuba; Costa Rica; Panamá; Uruguai; Paraguai; Colômbia; Inglaterra; Alemanha; Itália; Portugal; Espanha; Rússia; Japão; China; Israel; Líbano; Austrália; Nova Zelândia, entre outros. A Optometria também possui reconhecimento público da Organização Mundial de Saúde (OMS), Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), e da Organização das Nações Unidas (ONU).
Como profissional de saúde pública e agente promotor de saúde visual, o Optometrista realiza o exame visual (o conhecido “exame de vista”) e prescrição de lentes (óculos), dentre outras atribuições. Se o optometrista identificar, durante o exame visual, alguma anormalidade ou doença, é obrigado por lei, a encaminhar para o médico oftalmologista, que está legalmente capacitado para intervir, proporcionar o diagnóstico e posterior tratamento desta doença. Nos países mais desenvolvidos, o Optometrista realiza um trabalho eficiente e eficaz ao lado do Médico Oftalmologista, no sentido de promoverem, juntos, a saúde visual da população.
A Campanha Permanente do Teste do Olhinho é coordenada pela Optometrista Maria José Lima de Loiola, inscrita no CROOCE – Conselho Regional de Óptica e Optometria do Estado Ceará – sob registro 0107080.

Contato:
Maria José Loiola
Optometrista CROOCE no. 0107080
Endereço: Avenida Visconde do Rio Branco no. 1742 – Centro
Fone: (85) 3252.2435 ou 3091.5326
E-mail: loiola6@hotmail.com

LINKS
· Brasil - Teste do Olhinho
Onde já é obrigatório
- Lei Municipal
http://www.testedoolhinho.ufc.br/porto_alegre.pdf

- Lei Estadual
http://www.testedoolhinho.ufc.br/parana.pdf
http://www.testedoolhinho.ufc.br/jornalalerj93.pdf
http://www.testedoolhinho.ufc.br/sao_paulo.pdf

· Dados sobre Optometria
- Optometria
http://www.filadelfianet.com.br/Topo/historico.htm
http://www.croosp.org.br/work/noticias/index34.html
- Optometria
Supremo Tribunal Federal (STF) reconhece a profissão do Optometrista
http://www.crooce.org.br/decstf.asp
- Classificação Brasileira de Ocupações – CBO/MTE
http://www.crooce.org.br/cbo.asp
Parecer da ANVISA sobre a fiscalização do Exercício Profissional
http://www.crooce.org.br/anvisa.asp
- Conselhos Regionais de Óptica e Optometria; Organizações e Entidades Internacionais; universidades e Faculdades Estrangeiras; Universidades e Faculdades Brasileiras.
http://www.crooce.org.br/links.asp

Autoria e outros dados (tags, etc)

por paivajornalista@blogs.sapo.pt às 05:47


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Fevereiro 2008

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
242526272829