Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

PAIVAJORNALISTA

Esse blog tem uma finalidade muito importante, isto é, levar aos conhecimentos dos leitores e amigos os mais diversos assuntos relacionados com o nosso dia a dia. Crônicas, Artigos, Poemas, Poesias, Atualidades, Política entre outros.



Domingo, 25.10.09

ONOMATOPÉIAS DIÁRIAS

ONOMATOPÉIAS DIÁRIAS

Não permitas que a ideia de fracasso anule os créditos de tempo em tuas mãos. Não abandones a certeza de que podes trabalhar e servir, auxiliar e melhorar, renovar e reconstruir. “De fato, a vida exterior exige disciplina nas linhas de repetição. Você pode, porém, a cada dia, usar da criatividade e renovar suas formas de agir e reagir”. A palavra da matéria tem derivação grega onomato poiîa, e do latim onomatopoeia cuja significação refere-se à palavra cuja pronúncia imita o som natural da coisa significada (murmúrio, sussurro, cicio, chiado, mugir, pum, reco-reco, tique-taque). Modo de formação de palavras que consiste na imitação fonética do som emitido pelo referente, bem como, a palavra assim formada como exemplos acima citados. Só que estas palavras hoje em dia aumentaram seu potencial e já começam a nos perturbador. Um passo a cada dia e você verá que avançará continuamente nos seus propósitos maiores. Um dia após o outro e a sua obra se fará presente em tudo e em todos.


Sempre a cada dia que passa, esperamos dias melhores, mas a incredulidade da maioria de nossa sociedade não nos permite evoluirmos. Por uma justiça que não tarde. Judiciário – Uma mudança gradual, mas nenhuma pouco silenciosa começa a ser sentida na justiça brasileira, com cobranças mais incisivas por sua agilidade e modernização. Fiscalização e metas aceleram processos. CNJ – Com a missão de fechar o cerco contra a lentidão e as distorções de processos jurídicos. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) impôs metas, realizou vistorias in loco em tribunas, fez mutirões carcerários e constatou pilhas e pilhas de situações que há muito tempo deveriam estar resolvidas. O Judiciário passou a ser fiscalizado de perto, com inspeções e mutirões para agilizar seu funcionamento.


O CNJ deparou com casos de pessoas presas por períodos muito superiores ao que é previsto em lei. Uma sacudida no “marasmo” do judiciário. Mudanças – Polêmica, a atuação do CNJ agrada uns, desagrada outros, mas o certo é que mexeu nas estruturas da justiça brasileira em nome da modernização. Judiciário assume ativismo de vanguarda no Brasil. – Estudos Constitucionais. A opinião é do professor Dimas Macedo, que falará em palestra durante o Congresso Internacional de Estudos Constitucionais, que acontece nos dias 5 e 6 de novembro em Fortaleza. O evento será aberto por Paulo Bonavides. Polícia Federal indicia 22 pessoas por fraudes no Plano de Aceleração do Crescimento. Concluído o inquérito pela PF, que desmanchou uma quadrilha especializada em fraudes a licitações de obras do PAC, e indiciou 22 pessoas. A quadrilha tinha participações de servidores públicos, agentes do governo e empresas concorrentes de licitações.


A Sanecap (Companhia de saneamento da Capital), responsável de águas e esgotos de Cuiabá, deu nome à operação. É mais um caso de corrupção dentre muitos outros que aconteceram e ninguém foi punido. Este caso que deu o nome da operação Pacenas é o nome ao contrário, pois alguns dos contratos com indícios de fraude eram justamente de saneamento básico. Melhora escolaridade do trabalhador. Educação – A média de anos de estudo dos trabalhadores é de 8,6 anos no País, um crescimento de 19,1% de 1996 a 2007, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). No mesmo período houve diminuição de renda, mas a tendência agora é crescer. Mesmo assim falta formação básica. Dificuldade – A principal queixa de instrumentos que capacitam o trabalhador para o comércio é a carência de educação básica.


Setecentos e noventa vagas para o comércio este mês no Sine. – Oportunidades – Entre as funções mais ofertadas pelas empresas, o maior número de oportunidades é para vaga de vendedor, com 500 ofertas de emprego. Os trabalhos exigem formação de ensino médio completo, mas não há necessidade de experiência. Atendimento ao deficiente. Consumidor – Especialista em treinamento para inserir deficientes físicos no mercado fala da relação deste consumidor. Sim é possível aproveitar deficientes físicos em serviços comerciais, pois nem toda deficiência torna o seu portador incapaz de trabalhar e ter sua renda mensal para ajudar no sustento da família. Guerra urbana: Rio de Janeiro vive corrida armamentista.


A derrubada de um helicóptero da polícia no Rio de Janeiro é um indicativo da escalada da violência. O dirigente do Observatório das Favelas, Jaílson de Souza, denuncia corrida armamentista da Polícia e dos bandidos. O PCC (O primeiro Comando da Capital fez onda de ataques. A organização promoveu em 12 de maio de 2006 uma onda de ataques no Estado de São Paulo. Será que esta violência desenfreada que acontece em todo o Brasil não terá mais fim? Enquanto os governantes não voltarem suas vistas para o social a tendência será o aumento gradual da violência que aí está. A fome, a miséria o desemprego são chagas que influenciam diretamente na violência. Criança fora das ruas e inseridos nas escolas seria um passo muito grande para melhorar a situação, pois na maioria dos crimes menores estão na cabeça. Auxiliando a outros, obterás igualmente auxilio. É por esta razão que no Serviço ao Próximo encontrarás sempre o endereço exato do socorro mais urgente daquele que nos protege todos os dias, o nosso Pai Maior, deus. Tranquilizas quantos te desfrutam a convivência e faze-os felizes, tanto quanto puderes. Felicidade é uma palavra pouco pronunciada nos dias atuais. Muitos questionamentos têm sido feitos hoje em dia e um deles é: “O que fazer para devolver paz à escola? A volta do chamado “inspetor de alunos” ou bedel, a realização de reuniões quinzenais de conselhos de escolares e a elaboração de planos de segurança e de relações com a comunidade são odeias contidas em projeto que o Senado deve enviar à Câmara na próxima semana com o objetivo de enfrentar a violência na escola, um fenômeno mundial. Plenário ratifica acordo com a Santa Sé. Senadores destacaram, durante a votação, que o tratado com a Igreja Católica não atrapalhará o funcionamento de nenhum outro culto religioso no país. Estes acontecimentos foram noticiados com muita expectativa pela mídia e farão com certeza a psicosfera da mídia brasileira. Não tarde em recomeçar sempre, aí está também um sinal de sabedoria.


Seca e Cultura a reinvenção do Nordeste. Centenário do DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – A criação de uma identidade nordestina a partir da centralidade das secas e seus desdobramentos culturais no século XXI - são abordadas nas comemorações do centenário do DNOCS. Comoção e revolta em enterro. Tragédia – O pequeno Francisco Arthur, de apenas dois anos de idade, morreu após cair de um buraco dentro do ônibus escolar de Limoeiro do Norte. No enterro da criança, centenas de pessoas compareceram revoltadas com a forma que o acidente aconteceu. A família informou que motorista não teria ajudado a criança. Ele era muito esperto. Meu filho era lindo e fortinho. Nós queremos justiça. Alguém tem que pagar por isso. São os acontecimentos do dia a dia que ficarão gravados na memória do povo brasileiro com certeza.

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI-ALOMERCE E DA AOUVIRCE

Autoria e outros dados (tags, etc)

por paivajornalista@blogs.sapo.pt às 14:55



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Outubro 2009

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031