Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PAIVAJORNALISTA

Esse blog tem uma finalidade muito importante, isto é, levar aos conhecimentos dos leitores e amigos os mais diversos assuntos relacionados com o nosso dia a dia. Crônicas, Artigos, Poemas, Poesias, Atualidades, Política entre outros.



Sexta-feira, 05.07.13

SER HUMANO UM SER DIFERENTE!



SER HUMANO UM SER DIFERENTE!

Como é difícil ser humano! Quando estamos na fase de crescimento, principalmente nos primeiros meses de vida, tudo é alegria. Pegam-nos no colo, beijam, fazem gracinhas e dizem, mas que bebê lindo. É a cara da mãe e os focinhos do pai. Tudo é alegria ao derredor da criancinha que já esboça sorrisos, para as caretices dos familiares e amigos. Uns dizem: estão caducando demais com esse bebê... Cuidado com o quebranto? Vovó e vovô se derretem em entusiasmos, é como um filho novo tivesse vindo ao mundo. Aliás, como dizem os mais entendidos ser avó e avô é ser pai e mãe duas vezes. A criança vai crescendo, o leite materno é o seu único alimento. Quando bota a boca no mundo e o acarinhar não resolve... Todos dizem, é dor de barriga, são gases.

Traz um pedaço de linha molhada e coloca na testa da criança, que ela está com soluço. Depois da mamada a criança tem que ficar quase em pé nos braços da mamãe, pois se não arrotar faz mal. Noites mal dormidas, cansaço, sonolência abatem os pais, pois o bebê troca o dia pela noite. A mulher grita para o marido balança que ele se cala! O marido já cansado e irritado diz, eu balanço mais não canto. A mamãe querendo se recuperar do parto e das noites mal dormidas diz: o problema é seu. Ele retruca e responde no mesmo tom, é nosso! Vem o batizado e mais despesas pela frente. Vamos escolher os padrinhos? Uma indagação com resposta demorada. Raimundo e Maria serão os padrinhos.

No dia do batizado o menino resolve fazer sujeira, mesmo assim o padre batiza a criança. Pronto o menino deixou de ser pagão, agora é filho de Deus. Um senhor que frequentava a igreja indaga: Olha! Pelo que eu sei todo ser humano é filho de Deus. Verdade senhor retruca o pai. O batismo é para livrar o bebê de um pecado, que segundo a religião todos nós nascemos com ele. Mas que pecado é esse? A vovó retrucou, é o pecado original... Arre égua e tem pecado genérico ou falsificado, disse baixinho o senhor.

Terminada a cerimônia, a comitiva se desloca para casa, para recepcionar os convidados. Foi uma festança só... Maria não gostou, pois a sujeira lhe deu um trabalho lascado para deixar tudo limpo como estava. O nome da criança não poderia ser diferente dos demais, ela vai se chamar Emanuel! Chega à fase do engatinhamento e as primeiras preocupações com as peraltices da criança. Protege as tomadas de energia, esconde os produtos de limpeza, enfim é um trabalho para super-homem.  Sorrisos e alegrias quando Emanuel dá os primeiros passos. Alguém grita... Traz a máquina para tirar foto. Esse tempo de criança deixa os adultos meios babacas.

A vida prossegue e a criança já grandinha tem que frequentar a escola. Vem mais preocupação por aí. Felizmente tudo é natural quando se trata de ser humano. Quando somos pequenos contentamo-nos com explicações pequenas, mas quando crescemos, elas já não nos satisfazem. Pura verdade. A criança não medita; quando muito pensa. As confusões no colégio são rotineiras e de fácil resolução.

Aqui, nós voltamos na história, e o mundo girando em nosso pensamento. Vêm as belas imagens de quando éramos crianças. Tudo está diferente agora. A globalização e a tecnologia transformaram as nossas vidas. As doenças, as vacinas, os atropelos tiramos de letra. Feliz quem fala assim, visto que jamais imaginaram como é a vida das crianças que moram nas ruas sem expensas da família. O mundo está superlotado de crianças traquinas e, as leis frouxas permitem que elas se embrenhem no mundo do crime.

O casal vendo a psicosfera atual diz: graças ao nosso bom Deus que nosso filho não descambou por esse azimute e se comporta muito bem. Na realidade esse é o drama vivido por pais e mães quando resolvem formar famílias. A história é meio engraçada, mas reflete a realidade da vida. Devemos cuidar de nossos filhos com todo amor e carinho. O mundo está girando de forma descomunal. Nunca vimos tanta violência, descasos políticos, corrupção, prostituição e a ausência de Cristo nos corações humanos. Sorrir é constranger o mau humor, porque este vive em função de carantonhas (Cara grande e feia; carranca; carão).

Almejar sempre o melhor para a humanidade há quem pense que “cara feia” resolva problemas; que sorrir é coisa de mentes desocupadas. O sorriso cativa qualquer pessoa.  Para vivemos melhor e mais saudável temos que estar sempre otimistas. Tristezas não pagam dívidas. Se o amor está em falta, vamos colocar mais amor em nossos corações e em nossas vidas. Vamos olhar para o próximo com bons olhos. Não nos afastemos da amizade, da fraternidade, da caridade. Como dizia uma amiga, estamos todos aqui graças à bondade de Deus, que nos ofereceu nova existência; nova possibilidade de reequilíbrio; de progresso.

Sejamos gratos. Bola para frente que atrás vem gente. A fila é grande mais temos que enfrentá-la. Essa é a nossa vida. Não sabemos por que os homens modificam com tanta facilidade a inteligência e o livre-arbítrio que Deus lhe deu e, passam a agir pelo instinto, se igualando aos animais irracionais. Se a história não mudar não precisaremos mais de médicos, pois os veterinários resolverão os problemas.

Façam o seguinte: Incorporem o amor em suas vidas. Imantem o hábito de sorrir, deixem o mau humor de lado, as impertinências da vida também. Sejamos felizes, assim como Jesus nos ensinou. Façam a vida conforme a sua sentença. Pratiquem o bem e jamais assimilem o mal. Se agirmos assim teremos um mundo mais humano e feliz. Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI- DA ACE- DO PORTAL CEN-DA AVSPE- DA UBT- DA AOUVIRCE E DA ALOMERCE.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por paivajornalista@blogs.sapo.pt às 15:37


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Julho 2013

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031