Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PAIVAJORNALISTA

Esse blog tem uma finalidade muito importante, isto é, levar aos conhecimentos dos leitores e amigos os mais diversos assuntos relacionados com o nosso dia a dia. Crônicas, Artigos, Poemas, Poesias, Atualidades, Política entre outros.



Terça-feira, 08.01.13

A EDUCAÇÃO AINDA É A SOLUÇÃO


A EDUCAÇÃO AINDA É A SOLUÇÃO                                                                    

Você e a natureza. Como um riacho cristalino que desce a montanha e corre na planície, assim é a sua inteligência. Como as flores lindas e perfumadas, assim são as suas qualidades, a se distinguirem uma das outras. Como as árvores de frutos saborosos ou as nuvens de chuvas generosas, assim são os seus sonhos a se concretizarem em boas coisas. E, como o sol, assim é a vida dentro de você”. (Lourival Lopes).

A mídia tem tocado com veemência num assunto desagradável e de repercussão negativa para a sociedade brasileira, a violência. Grande parte dos problemas tem viés na pobreza, na miséria e no desemprego. A socialização bem definida e planejada poderia amenizar as causas da violência, que tem transformado o ambiente salutar em que vivíamos numa psicosfera de sofrimentos, angústias e luto descoordenado. Diante de um problema insolúvel, a solução é habituar-se a conviver com ele, no entanto, seria difícil uma sociedade conscientizada aderir a esse instrumento maléfico e deletério. Quanto mais rejeitada, mais pesada se torna a nossa cruz e quanto mais a aceitarmos, ela se tornará em branda, entretanto, nem todos aceitam de bom grado esse atributo.

Muitos indagam se a violência poderá num futuro bem próximo ser menos atuante e devastadora. Um piloti que amenizará os efeitos desse mal pode está inserido na educação. A escola é um lar de iniciação para as almas que começam as lides do burilamento intelectual. Constituindo, simultaneamente, um centro de reflexos condicionados para milhões de espíritos que reencarnam para readquirir pelo alfabeto o trabalho das próprias conquistas na esfera da inteligência. A educação sempre será a base para o sucesso pessoal e coletivo.

Não existe outro meio para combalir a violência que graça em nosso País.  Educação é amor e, ele se concretiza com boas obras. A melhor maneira de se construir o futuro é viver bem cada momento da nossa vida. Todos sem exceção precisam ser bem educados, escolarizados, e possuírem um grau de cultura fortalecido. A escola pode ser definida como sendo a cultura do cérebro, desde o alfabeto à especialização acadêmica. Os que não possuirem condições financeiras deverão ser educados em escolas públicas, visto que a Constituição Federal obriga a que todos os governantes sejam responsáveis por essa missão sublime.

Realizações e atribuições no campo científico, especulações de cunho religioso, aliados a preceitos filosóficos, experiências artísticas são fundamentais para um belo aprendizado com fundamentos. Isso tudo leva ao brilho as construções da inteligência, cujo fruto principal é o estudo. É o nosso pomar de luz, a nossa colheita mais proveitosa, sublime, onde o professor ou o profissional em educação exerce papel preponderante num grande aprendizado. A educação vem do berço. Os pais são responsáveis pela educação de seus filhos, os professores aprimoram a educação e o saber intelectual.

A educação convenientemente entendida constitui a chave do progresso moral.  Transforma o homem, dando-lhe concepção de vida fundamental na supremacia divinal da vida. Sendo o maior e mais poderoso fator do progresso, contém o gérmen do futuro prospero e enobrecedor. Nunca poderá ser um processo isolado, mas uma experiência conjunta onde participam integralmente: famílias, educadores, e a sociedade como um todo. Se todas as crianças estivessem na escola, com certeza esse quadro triste e lamentável em que se inserem os viciados em drogas não existiria. A educação impulsiona o progresso humano em todos os aspectos e, que os estímulos, que a ação educativa oferece às criaturas, muito contribuem para o seu aperfeiçoamento.

A educação da alma é a alma da educação. Quem consegue a proeza de escrever um livro sabe que tudo explicado nas páginas do Tomo, vale como ouro para quem almeja mais conhecimentos. A independência de critérios pode ser à base da felicidade e um viés para se alcançar o sucesso pessoal. Não entendemos porque o governo brasileiro não investe maciçamente na educação e não remunera bem os professores. A atitude brutal dos governantes para com os mestres mostra com todas as letras a vontade intrínseca de que o povo esteja abaixo de seus poderes, visto que como diz o velho “clichê popular”, o povo unido, jamais será vencido.

Parece-nos que a mente dos governantes está cristalizada nas trevas, embora a luz circule vitoriosa no raciocínio e, no sentimento humano, sustentando o equilíbrio entre o cérebro e coração. Um bom professor deve ter plano de ação, ser audaz, um bom caminho a seguir, dominar as circunstâncias para não ser dominado por elas. Ensinantes e aprendentes devem ser lúcidos e ativos, superando todas as críticas, traçando azimutes direcionados ao saber, não levarem problemas de casa para as salas de aulas, sentir-se preparados para os imprevistos que podem ocorrer no âmbito escolar. Devemos ter mais escolas, mais liberdade e tempo livre, não levar trabalho para casa, pois gastamos mais e aproveitamos menos. Não permita que vençam os impulsos que golpeiam a sua consciência.

Procure vencer os impulsos que desnorteiam as suas atividades. Seja um bom profissional, visto que os professores um dia passarão de heróis anônimos, para trabalhadores conscientizados de suas atribuições, elevando cada vez mais o nível cultural de seus alunos. Nós jamais consideraremos os professores como heróis anônimos, mas como pequenos deuses, e num futuro próximo terão o reconhecimento merecido. Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES- MEMBRO DA ACI- DA ACE- DA UBT- DA AVSPE- DO PORTAL CEN- DA AOUVIRCE E DA ALOMERCE




                                                                                                                    

Autoria e outros dados (tags, etc)

por paivajornalista@blogs.sapo.pt às 15:20


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Janeiro 2013

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031