DE MAL COM POLÍTICOS E POLÍTICA
Seria anormal ou apenas uma opinião, um ideal afirmarmos que estamos de mal, raivosos, rancorosos com os políticos, e de ranços com a política nacional? Política de uma sinonímia trivial, horrenda e sem moral. Cada cabeça uma sentença, diz o dito popular. A sabedoria dos mais idosos e experientes afirma que a má política incomoda mais que uma dor de dente, um parto fórceps, ou uma sutura vaginal. Tudo aqui exposto não é fantasia, nem irreal, são fatos rotineiros e reais de um Brasil altaneiro, que querem transformá-lo em casa de mãe Joana e amplo bacanal. A psicosfera brasileira nunca esteve recheada de fatos e acontecimentos políticos que rechearam a mídia e os ouvidos dos brasileiros. Fatos delituosos, corrupção desenfreada e sem punição, nepotismo político, falta de ética, falta de decoro parlamentar, pois a imunidade parlamentar é para falar e não para roubar.
Partido dos Trabalhadores perde Marina e decide inocentar Sarney. Nem Freud se estivesse vivo aceitaria de bom grado tamanha falta de consideração para com a sociedade brasileira. Mataram a ética, bem como dizimaram a confiança, e o respeito que tínhamos com a maioria dos políticos. Dois fatos ocorridos no Senado devem refletir na sucessão do presidente Lula. Dizendo não ter mais “condições políticas” de permanecer no partido, a ex-ministra do Meio Ambiente, e ex-guerrilheira, Marina Silva, deixa o PT (Partido dos Trabalhadores). A tendência é que ela vá para o PV e se candidate no ano que vem 2010. Em outro lance, o PT resolve absolver o presidente do Senado, José Sarney (PMDB). Graças à bancada do partido no Conselho de Ética da Casa, o peemedebista se livrou de onze acusações. Aqui ratificamos as palavras do grande jurista brasileiro, Rui Barbosa, que afirmava em alto e bom tom que o brasileiro iria se deparar com o tempo em que ele sentiria vergonha de ser honesto. Rui Barbosa pela sua inteligência e perspicácia antevia o futuro da política tupiniquim. A situação piora quando denotamos de pronto que a ausência de líderes no Brasil é real e visível a olho nu. Políticos brasileiros integrantes do Conselho de Ética do Senado a situação brasileira carece de responsabilidade e juízo de valor. Quando sabatinaram a ex-secretária da Fazenda falaram em prevaricação. Existe prevaricação no Senado Federal? Queríamos enunciar a definição de ética para os senhores. A ética está presente em todas as raças. Ela é um conjunto de regras, princípios ou maneira de pensar e expressar.
Ética é uma palavra de origem grega com duas traduções possíveis: costume e propriedade de caráter. Ser Ético nada mais é do que agir direito, proceder bem, sem prejudicar os outros. É ser altruísta, é estar tranquilo com a consciência pessoal. "É cumprir com os valores da sociedade em que vive, ou seja, onde mora, trabalha, estuda etc." Ética é tudo que envolve integridade, é ser honesto em qualquer situação, é ter coragem para assumir seus erros e decisões, ser tolerante e flexível, é ser humilde. Todo ser ético reflete sobre suas ações, pensa se fez o bem ou o mal para o seu próximo. É ter a consciência “limpa”. Um profissional deve saber diferenciar a Ética da moral e do direito. A moral estabelece regras para garantir a ordem independente de fronteiras geográficas. O direito estabelece as regras de uma sociedade delimitada pelas fronteiras do Estado. As leis têm uma base territorial, valendo apenas para aquele lugar. Pessoas afirmam que em alguns pontos elas podem gerar conflitos. O desacato civil ocorre quando argumentos morais impedem que uma pessoa acate certas leis.
Às vezes as propostas da ética podem parecer justas ou injustas. Ética é diferente da moral e do direito porque não estabelece regras concretas. A Ética profissional se inicia com a reflexão. Quando escolhemos a nossa profissão, passamos a ter deveres profissionais obrigatórios. Os jovens quando escolhem sua carreira, escolhem pelo dinheiro e não pelos deveres e valores. Ao completar a formação em nível superior, a pessoa faz um juramento, que significa seu comprometimento profissional. Isso caracteriza o aspecto moral da ética profissional. Mesmo quando você exerce uma carreira remunerada, não está isento das obrigações daquela carreira. Nós adolescentes temos várias perguntas para fazer sobre o futuro profissional. Quando temos uma carreira a seguir devemos colaborar mesmo com o que não é proposto. Muitas propostas podem surgir, por isso devemos estar receptivos. Sabemos que existem vários tipos de ÉTICA: ética social, do trabalho, familiar, profissional.
Ética profissional é refletir sobre as ações realizadas no exercício de uma profissão e deve ser iniciada antes da prática profissional.
Se você já iniciou a sua atividade profissional fora da área que você gosta não quer dizer que você não tenha deveres e obrigações a cumprir como profissional. Ser um profissional ético nada mais é do que ser profissional mesmo nos momentos mais inoportunos. Para ser uma pessoa ética, devemos seguir um conjunto de valores. Ser ético é proceder sem prejudicar os outros. Algumas das características básicas de como ser um profissional ético é ser bom, correto, justo e adequado. Além de ser individual, qualquer decisão ética tem por trás valores fundamentais. Eis algumas das principais: 1. Ser honesto em qualquer situação - é a virtude dos negócios. 2. Ter coragem para assumir as decisões - mesmo que seja contra a opinião alheia. 3. Ser tolerante e flexível - deve-se conhecer para depois julgar aas pessoas. 4. Ser íntegro - agir de acordo com seus princípios 5. Ser humilde - só assim conseguimos reconhecer o sucesso individual.
My God será que toda essa bela nomenclatura permeia a psicosfera desordenada do Senado Federal? Enganar é muito fácil, permanecer errando é incapacidade, e não reconhecer os erros dos outros é covardia. Acompanhar os errados e se inserir na mesma corja, pois se o homem está sendo acusado de desoneste e toda comissão resolve absolvê-lo, entende-se que todos comeram e com muito sabor as grandes fatias do bolo. Sem sal, com sal ou com pré-sal. As definições sobre ética aqui conotada não são de nossa autoria é bom que se frise, mas foram retiradas de um belo site e que estas sinonímias sirvam de exemplo para muitas pessoas. (
http://br.geocities.com/educatrabalho/etica.html). Uma grande figura humana e de grande inteligência deixou marcada na história a seguinte frase: "Difícil não é fazer o que é certo, é descobrir o que é certo fazer." Robert Henry Srour. A palavra prevaricação é de derivação latina praevaricatio, onis que significa a ação ou efeito de prevaricar; erro falta e infração. Crime praticado por funcionário público quando, no exercício de suas funções, procrastina, deixa de executar atribuições sob sua responsabilidade ou as executa contra determinações legais, objetivando a satisfação de interesses pessoais. Infidelidade conjugal; adultério. Aqui fica a indagação: será que nenhum senador não prevaricou em inocentar o senador e ex-presidente José Sarney?
Voltando para a terrinha temos a dizer que Cid Gomes governador do Estado assume PSB, mas impasse segue. Ladeado pelos dois principais nomes de sua base aliada cotados para concorrer ao Senado no próximo ano, Cid Gomes se recusou a fazer projeções sobre a composição da chapa, apenas reafirmando o apoio já acertado a Eunício Oliveira para uma das vagas. Lula anuncia modelo de exploração na camada de pré-sal e Cid Gomes governador do Ceará se retira em protesto. Em manifesto contra a forma de divisão dos lucros do pré-sal, Cid Gomes se retirou do ato de anúncio. É ruim ter os interesses prejudicados. Luizianne: PSDB, “de jeito nenhum”. Poucos dias depois de “lançar” o ministro da Previdência José Pimentel (PT) ao Senado, na segunda vaga da possível coligação com o PSB, a prefeita de Fortaleza rechaça a participação do PSDB de Tasso Jereissati no palanque do governador Cid Gomes no ano que vê, Que cachorrada monstra. São as mesmas caras - o mesmo filme e as trapaças serão as mesmas? Pensem nisso!
ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI-DA ALOMERCE E DA AOUVIRCE