Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PAIVAJORNALISTA

Esse blog tem uma finalidade muito importante, isto é, levar aos conhecimentos dos leitores e amigos os mais diversos assuntos relacionados com o nosso dia a dia. Crônicas, Artigos, Poemas, Poesias, Atualidades, Política entre outros.



Terça-feira, 27.03.12

A POSSÍVEL ORIGEM DO SEXO

A POSSÍVEL ORIGEM DO SEXO

“Entenda. Deixe a sabedoria entrar em você. Não cultue a ignorância. A ignorância faz seu pálido o mundo e desnecessária a verdade, tornando a felicidade uma fantasia e o bom futuro uma quimera, uma ilusão.” (Lourival Lopes).

No rol, nas participações dos grandes filósofos da Grécia antiga, muitas nuanças importantes eram discutidas e que hoje tem a sua importância fundamental, e os estudos são fortalecidos por decisões dessas decisões. Hoje, todos eles são muitos estudados quando o assunto é filosofia e sociologia. “Diz Aristófanes, no Banquete, de Platão, que outrora a espécie humana diferia de forma plausível do que na realidade é hoje em dia”.  Segundo esses grandes filósofos uma raça de hominais participava dos sexos masculino e feminino. O detalhe importância e que chamada muita atenção estava nos pormenores de que esse ser possuía quatro braços, quatro pernas e duas caras (faces), e a sua estrutura tinha tendência para uma forma perfeita. O que nos deixa com a pulga atrás da orelha é a mitologia grega.

Mitologia significa a descrição geral dos mitos. Refere-se ao estudo dos mitos, e a história dos mistérios, cerimônias e culto com que os pagãos reverenciavam os seus deuses e heróis. A esfera. Zeus ou Júpiter, conhecido como o pai dos deuses, ciumento desses seres fortes e poderosos não hesitavam em atacar as divindades de Olimpo, se dividiu em duas partes e encarregou o deus da Medicina de lhes curar os ferimentos e tornar viável uma raça nova. Uma história muito conturbada com nuanças de difícil compreensão, a não ser os grandes estudiosos em mitologia. Resultado desses fatos e acontecimentos apareceram entre os homens, e o amor que aspira à união e o mais vivo e autêntico vestígio da unidade primitiva. A ideia de Aristófanes fez com que os paleontologistas discordassem totalmente dessa ideia. Pois o sexo não pode ser desligado da criação humana. A origem dos sexos se esmaece nas brumas do passado e é desconhecido o sentido o viés da sua evolução.

Alguns estudiosos pensam que a sexualidade tem evolução, ao passo que outros insistem no desenvolvimento por ovos não fecundados (partenogênese), aliado ao dimorfismo sexual, mais nítido em certos animais inferiores, incluindo nesse écran, os vermes e insetos. Não fica somente nos detalhes conotados até aqui o pensamento sobre a origem do sexo. Podemos inserir nessa ideia a Singamia e a Epigamia, duas teorias cientificas sobre a origem do sexo. A singamia na biologia refere-se à reprodução sexual pela reunião de gametas. Em biologia chama-se singamia ao processo em que duas células, por exemplo, um espermatozoide e um óvulo se juntam durante fertilização. Ao contrário da conjugação, em que duas células ou organismo, trocam o material genético mantendo a sua individualidade, na singamia, as duas células perdem sua identidade, juntando, quer ocitoplasma (plasmogamia), quer os núcleos (cariogamia).

Segundo constatamos no site Infoescola, o cariótipo é um conjunto de cromossomos ou a constante cromossômica diploide das células somáticas de um organismo. A palavra deriva do grego: “Karyon” significa para nó e “typos”, para forma.  O cariótipo pode ser apresentado de duas formas: por meio de imagens de cromossomos (cariograma) ou através da ordenação, de acordo com o tamanho dos cromossomos em um esquema fotográfico (idiograma). Existem diversas anomalias cromossômicas, como a Síndrome de Turner, de Klinefelter e Down. Epigamia é faculdade de contratar casamentos entre cidades aliadas, na Grécia antiga. Voltando a teoria, singâmica, ela refere-se ao sexo que é determinado no exato momento em que se dá a fecundação, isto, porque o sexo é hereditário e depende dos gametas ao se encontrarem.

Quando se fala em estudos científicos surgem muitas teorias, pois pela imperfeição humana muitas posições são controversas. Falam alguns estudiosos sobre uma terceira teoria, a progrâmica, que se baseia que o sexo seria determinado mesmo antes da união dos gametas. Hoje a teoria singâmica é a mais aceita e com trabalhos científicos já concluídos e aprovados. O sexo é tão importante, mas se estabelece por etapas. Depois das etapas aqui enumeradas ainda se fala sobre as vicissitudes do desenvolvimento embrionário que poderão com o desenvolvimento alterar o seu destino. É nesse detalhe que se colocam todas as manifestações de intersexualidade. Os cromossomos no interior das células são encontrados elementos filiformes, que apresentam várias sinuosidades. Os cromossomos são os portadores da hereditariedade, sendo através deles que se repassa o patrimônio hereditário formado nos antepassados no curso dos milênios. No homem as células comuns o número de cromossomos sobe a 46; no óvulo e no espermatozoide o número chega a 23. Quando há a união das células, atinge de novo o número de 46 cromossomos.

A sexualidade é de primordial importância fundamental para o homem, por isso, deveria ser mais bem estudado e compreendido. Bem como o que pode acontecer se você desprezar os cuidados que deve ter com a saúde sexual, tanto masculina como feminina. Os exames anuais para averiguação dos órgãos sexuais é de suma importância quando atingimos a idade dos 40 anos, mas esse cuidado pode ser antecipado quando existir alguma alteração em ambos os sexos. Até nos livros religiosos o sexo tem sido um tabu. Algumas religiões o consideram como algo pecaminoso e criaram até um pecado que denominaram de “original”. Mas, o sexo é sublime, pois é através dele que a vida se manifesta. O sexo só é combatido e considerado ilícito quando existe a prostituição. O uso do sexo como comercialização para auferir renda constituição violação as Leis Divinas. Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI- DA ACE- DA UBT- DA AVSPE- DA ALOMERCE E DA AOUVIRCE  





.



Autoria e outros dados (tags, etc)

por paivajornalista@blogs.sapo.pt às 12:43


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Março 2012

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031