Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PAIVAJORNALISTA

Esse blog tem uma finalidade muito importante, isto é, levar aos conhecimentos dos leitores e amigos os mais diversos assuntos relacionados com o nosso dia a dia. Crônicas, Artigos, Poemas, Poesias, Atualidades, Política entre outros.



Sábado, 15.08.09

MAIS UMA NA MIRA DO MINISTÉRIO PÚBLICO

MAIS UMA NA MIRA DO MINISTÉRIO PÚBLICO

Vocês acreditam na honestidade do bispo Edir Macedo? Vem mais uma por ai. Está de volta o casal Hernandes depois do exílio na América do Norte. Livres da prisão nos EUA (Estados Unidos da América), Estevam e Sônia dividem o tempo na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), onde o filho está internado, e os cultos na Igreja renascer. A matéria escrita na revista “Isto É” é de responsabilidade do jornalista João Lopes. Diz Ernandes que no momento ainda está indeciso quanto ao retorno às hostes da igreja, mas quando subiu ao palco foi brindado pelos fiéis da igreja, que em coro gritavam. Ô, ô, ô, o paizão voltou. Será que Ernandes é mesmo um paizão para tanta gente. Se ele é considerado um paizão porque abandonou tantos filhos, levando muito dinheiro na bagagem e indo se esconder nos Estados Unidos da América do Norte.

Quem age assim pode ser considerado um pai desnaturado. A igreja Renascer em Cristo é a igreja frequentada pelo craque do Real Madrid da Espanha por Cacá (Kaká), que inclusive ajuda na manutenção da igreja. Esteve presente na sede mais de 2,5 mil pessoas na zona leste de São Paulo, o galpão ficou totalmente lotado. O filho de Ernandes é bispo da igreja, mas se encontra na UTI de um hospital na capital paulistana, seu nome Bispo Tid. A mulher de Ernandes é “bispa” e Estevam “apóstolo”. São líderes de uma das mais poderosas denominações neopentecostais brasileiras, depois diremos por quê.

Estiveram 32 meses, quase três anos nos Estados Unidos, cumprindo pena por tentar ou entrar no país com a fabulosa soma de US$ 56 mil dólares em espécie. Da quantia que levaram declararam ao fisco americano somente US$ 10 mil. Daí vocês já denotaram o interesse em enganar, mas como o País é rígido o plano foi de pronto descoberto. Seu retorno ao Brasil foi a caráter de urgência devido à grave doença do filho. O bispo Tid sofreu complicações agudas após uma cirurgia gastrointestinal. Tid fez um transplante de rim aos 14 anos cujo doador foi seu próprio pai.

O pastor Tid está internado na UTI do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. A pastora Caroline Célico senhora de Kaká tem dado todo apoio a família. Em todos 800 templos da igreja correntes de orações são feitas, uma espécie de guarda espiritual para o pronto restabelecimento de Tid. Toda a preocupação se justiça pelo fato de Tid ser o herdeiro natural da igreja, ele tem uma irmã de 26 anos, e um irmão adotivo, Gabriel de 14 anos. Tid está a um passo de se tornar “apóstolo” da igreja Renascer em Cristo.

A palavra bispo conforme o que preceitua a nossa língua tem as seguintes sinonímias: “Palavra de derivação latina episcopu, está relacionada a padre que recebeu a plenitude do sacramento da ordem, na Igreja Católica Apostólica Romana. Prelado que exerce o governo espiritual de uma diocese, presbítero, uropígio, mitriforme, dalgumas aves. Esturro (na comida) ou peça do jogo de xadrez somente movimentada em diagonal, representada por uma figura feita de madeira, osso ou qualquer outro material; delfim. Deixar entrar o bispo. Deixar queimar-se um alimento. São estas as definições que podemos dar a palavra bispo e o feminino e episcopisa.

Nos primeiros tempos do Cristianismo, mulher que tinha certas funções sacerdotais, especiais nos cultos litúrgicos. Epíscopo derivação grega epískopos? bispo? + - Isa. Já a palavra apóstolo tem derivação grega apóstolos, 'enviado', e pelo latim apostolu, cada um dos 12 discípulos de Jesus Cristo. Aquele que evangeliza. Propagador de qualquer idéia ou doutrina. Queríamos saber de onde vem tanto fanatismo religioso das pessoas que frequentam essas igrejas neo-pentescostais. Será lavagem cerebral ou alguma dinâmica usada pelos membros da igreja? Os apóstolos cristãos foram homens judeus que teriam sido "enviados" (como indicado pela palavra grega ἀπόστολος, apóstolos) por Jesus para pregar o Evangelho, inicialmente apenas aos judeus e depois também aos gentios, em todo o mundo. Pentecostal deriva do latim pentecostale é relativo ou pertencente a Pentecostes, ou ao pentecostismo.

Pentecostalista ou Pentecostalista. Para quem não sabe ou desconhece o Pentecostalismo, é como se chama a doutrina de determinados grupos religiosos cristãos, originários no seio do protestantismo, que se baseia na crença do poder do Espírito Santo na vida do crente após o Batismo do Espírito Santo, através dos Dons do Espírito Santo, começando com o dom de línguas (glossolalia). Para que tudo ficasse bem explicado sobre o pentecostismo pinçamos alguns detalhes do site Wikipédia que é um dos nossos preferidos em termos de pesquisas. Para alguns o pentecostalismo moderno teve início em 1901, no Colégio Bíblico Betel, em Topeka, no Estado do Kansas, quando a fiel Agnes Ozman recebeu o carisma das línguas pela imposição de mãos do Pastor Charles Fox Parham. A dúvida inicialmente pairava se aquelas línguas eram línguas existentes (xenoglossia) ou desconhecidas (glossolalia). Todavia, tradicionalmente, reconhece-se o início do movimento pentecostal no ano de 1906, em Los Angeles, nos Estados Unidos, na Rua Azusa, onde houve um grande avivamento caracterizado principalmente pelo "batismo com o Espírito Santo", evidenciado pelos dons do Espírito (glossolalia, curas milagrosas, profecias, interpretação de línguas e discernimento de espíritos, dentre outros).

No entanto, o batismo com dons do Espírito Santo não era totalmente novo no cenário protestante. Existem inúmeros relatos de pessoas que clamam ter manifestado dons do Espírito em muitos lugares, desde Martinho Lutero (apesar de controversos quanto à veracidade) no século XVI até de alguns protestantes da Rússia, no século XIX. Devido à projeção que ganhou na mídia, o avivamento na Rua Azusa rapidamente cresceu e, subitamente, pessoas de todos os lugares do mundo estavam indo conhecer o movimento. No começo, as reuniões na Rua Azusa aconteciam informalmente, eram apenas alguns fiéis que se reuniam em um velho galpão para orar e compartilhar suas experiências, liderados por William Seymour (1870-1922). Rapidamente, grupos semelhantes foram formados em muitos lugares dos EUA, mas com o rápido crescimento do movimento o nível de organização também cresceu até o grupo se denominar Missão da Fé Apostólica da Rua Azusa.

Alguns fiés não concordaram com a denominação do grupo. Surgiram grupos independentes que emergiram em denominações. Também algumas denominações já estabelecidas adotaram doutrinas e práticas pentecostais, como é o caso da Igreja de Deus em Cristo. Mais tarde, alguns grupos ligados ao movimento pentecostal começaram a crer no unicismo em vez da triunidade (trindade). Com o crescimento da rivalidade entre os que criam no unicismo e os que criam na trindade, ocorre um cisma e novas denominações nasceriam como a Igreja Pentecostal Unida (unicista) e as Assembléias de Deus (trinitária). O unicismo é uma linha terapêutica da homeopatia que preconiza a administração de um só remédio, e que visa, basicamente, à identificação do paciente e do remédio que lhe corresponde, mediante o princípio da similitude.

Segundo o Evangelho de Lucas, "Ele chamou para si os seus discípulos, escolheu “Doze, a quem chamou de apóstolos.” Lucas 6:13. Voltando a igreja Renascer, ela continuou com um corpo razoável de fiéis, mesmo depois dos escândalos no Brasil e nos Estados Unidos e agora o rebanho deve crescer. Dissidentes da igreja dizem que não houve nenhum escândalo, mesmo com as denúncias do Ministério Público de São Paulo, nem crime e nem lavagem de dinheiro. Quando os dois retornaram em definitivo o processo de lavagem de dinheiro vai continuar, bem como as audiências. “Os fiéis dizem que os cultos vão aumentar com as voltas do paizão” e da “mamãe”.

Vejam agora o patrimônio de a Igreja Renascer em números: “800 templos; 100 bispos; 12.000 mil oficiais de culto; um canal de tevê; 17 rádios, 1 gravadora; 4 escolas; 1 editora; 45 ministérios; 11 projetos assistenciais; 1 confecção de roupas e 1 torre de transmissão. Pelo menos aqui houve transparência dos bens, a não ser que estejam escondendo mais coisas, já o mesmo não aconteceu com a Igreja Universal do Reino de “Deus” quando se fala em dinheiro e formação de quadrilha. Diante dos fatos aqui expostos somente cabe a justiça investigar e julgar, mas os pecados não escaparão jamais da justiça divina. Pensem Nisso!


ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI- DA ALOMERCE E DA AOUVIRCE

Autoria e outros dados (tags, etc)

por paivajornalista@blogs.sapo.pt às 15:46


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Agosto 2009

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031