Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PAIVAJORNALISTA

Esse blog tem uma finalidade muito importante, isto é, levar aos conhecimentos dos leitores e amigos os mais diversos assuntos relacionados com o nosso dia a dia. Crônicas, Artigos, Poemas, Poesias, Atualidades, Política entre outros.



Quinta-feira, 14.01.10

POR QUE A TERRA TREME?

POR QUE A TERRA TREME?

Desde os primórdios que se houve falar em abalos sísmicos que trazem muitos prejuízos, estragos e um número muito grande de vítimas, dependendo da escala que foi inventada para medir a intensidade desses abalos. Abalos sísmicos nada mais são abalos ou terremotos. Um terremoto ou sismo é uma vibração que se origina nas profundezas da crosta terrestre. Essa vibração propaga-se pelas rochas através das ondas sísmicas. O ponto do interior da Terra onde se inicia o terremoto é o hipocentro ou foco. O epicentro é o ponto da superfície terrestre onde ele se manifesta. Os sismógrafos são os aparelhos que detectam e medem as ondas sísmicas. A intensidade dos terremotos é dada pela Escala Richter, que mede a quantidade de energia liberada em cada.

Quando ocorrem terremotos muito se fala em placas tectônicas que na realidade são os movimentos das placas tectônicas resultantes de pressões vindas do interior da Terra e que agem na crosta terrestre. Quando as pressões são verticais, os blocos continentais sofrem levantamentos, abaixamentos ou sofrem fraturas ou falhas. Os movimentos resultantes de pressão vertical são chamados epirogenéticos. Quando as pressões são horizontais, são formados dobramentos ou enrugamentos que dão origem às montanhas. Esses movimentos ocasionados por pressão horizontal são chamados orogenéticos. Esse acontecimento é conhecido como tectonismo.

Será que a terra hoje em transformação não está reagindo às diversas experiências atômicas realizadas pelos países do primeiro mundo na superfície terrena. Será uma reação brutal da natureza em resposta aos ataques daninhos do ser humano. Seriam consequências das duas bombas atômicas que os americanos usaram durante a segunda Guerra Mundial, em Nagasaki e Hiroshima? Tudo é possível e não se descarta as possibilidades dos danos das experiências atômicas. Poderemos até pensar na produção de petróleo que é retirado do subsolo, pois aquilo que é retirado não é reposto, então há uma tendência natural de acomodação da terra. Não precisamos ser cientistas para debatermos essas questões, pois o Japão e os países próximos depois da Segunda Grande Guerra vem sofrendo terremotos constantes.

Alguém afirma que os terremotos ou abalos sísmicos são coisas naturais que acontecem. Pode até ser, mas não acreditamos. “Abalos sísmicos correspondem a terremotos ou tremores de terra, é um fenômeno natural que faz com que a superfície terrestre trema”. Para sua ocorrência são necessários vários fatores determinantes. Os agentes que provocam terremotos se desenvolvem no interior da Terra, podem ser a partir de movimentos de placas tectônicas ou tectonismo e por atividade vulcânica ou vulcanismo, ambos acumulam uma grande quantidade de energia que para ser liberada é expelida pelas fendas das rochas e aberturas de vulcões, essa liberação é o terremoto propriamente dito.

Nada acontece por acaso é bom que se frise e sempre haverá uma causa para as grandes catástrofes. Em novembro de 1274, uma frota de invasão mongol zarpou da Coréia e aportou na baía de Hakata, na ilha de Kyushu, derrotando um exército samurai japonês reunido para enfrentá-la. Mas os soldados voltaram às embarcações, que foram dispersas por uma súbita tempestade, 200 navios e 15 mil homens podem ter sido perdidos em uma única noite. Estamos convivendo também com os ciclones, vendavais, os tsunamis, as enchentes, chuvas de granizo e um aumento brusco da temperatura em alguns lugares e diminuição violenta em outros. Isso acontece por acaso? Claro que não. Depois do recente tremor que foi sentidos nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco veio à desgraça no Haiti. Dor e devastação. Mundo se mobiliza para socorrer o Haiti.

No mais grave terremoto dos últimos 200 anos, calcula-se que pelo menos 50 mil pessoas morreram. O cenário no país é de destruição. Prédios do governo ruíram, escolas e hospitais desabaram. Uma ajuda de US$ 145 milhões de dólares de vários países foi disponibilizada ao Haiti. O Brasil enviou duas aeronaves, uma com 13 toneladas de alimentos. Não se sabe o número real de mortos, pois se supõem que muita gente esteja debaixo dos escombros. Queira quem quiser acreditar, mais um país em constantes guerras, as desigualdades sociais são enormes, crianças não tem escolas e morrem de fome, enchentes, entreveros políticos esse orbe encontra-se repleto de energias negativas e o resultado não poderia ser outro.

Os desígnios de Deus ninguém jamais poderá impedi-los. O mundo vem sofrendo constantes ameaças e a natureza já reclamam a tempo, enquanto as autoridades discutem o que podem fazer e a qualquer momento poderá surgir fenômenos que provocarão catástrofes de grande magnitude como a do Haiti ou ainda mais forte. Não somos profetas e nem temos a intenção de ser, mas o que o homem faz com a natureza é inadmissível, pois ele estará cavando sua própria sepultura. A paz traz conforto e felicidades, as Guerras destruição e sofrimentos e no frigir dos ovos o inocente pagará pelo pecador. Pensem nisso!


ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI-DAALOMERCE E DA AOUVIRCE

Autoria e outros dados (tags, etc)

por paivajornalista@blogs.sapo.pt às 08:32


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Janeiro 2010

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31